quinta-feira, maio 30, 2024

Falemos menos

      “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.Tiago 1.19

      “Fale o menos possível”, Deus já me deu essa exortação de muitas formas, com amor, no privado, mas também permitiu que isso fosse dito sem amor e publicamente, com certeza porque teimei em não obedecer a orientação inicial. Felizes os humildes que aprendem mesmo pela boca de opositores. Não posso generalizar, dizer que todos devem falar menos, ainda que ouvir mais que falar e calar, para aprender de Deus e mesmo dos que não nos exortam com amor e nem no privado, seja orientação sábia para todos. Contudo, eu em especial, já entendi que experimento minha maior maturidade neste mundo, e com efeito sou mais fortalecido contra o mal, quando controlo minha ansiedade e carência e calo a minha boca. 
      Isso não nos impedirá de ter amigos verdadeiros que gostam de nos ouvir, que nos deixam falar, com os quais não precisamos conversar para provar alguma coisa, para convencer sobre nossos pontos de vista, para ganhar aprovação e reforço para sermos o que somos e falarmos o que falamos. Deus é perfeito, sempre nos dá o escape, o consolo, mas isso se esperamos nele, se buscamos o seu escape e o seu consolo, não as nossas próprias fugas na tentativa de saciarmos nossas carências. Quem fala menos ouve mais, e muitas vezes precisamos ouvir não os outros, nem mesmo a Deus, que já falou tudo que precisava, mas a nós mesmos, que guardamos muita informação em nós, mas que não paramos para digerir e praticar isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário