quarta-feira, maio 01, 2024

Todo trabalho deixa marcas

      “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.Gênesis 3.19

      Pecado traz duas consequências, uma espiritual e outra material. A espiritual é afastamento de Deus, a material é necessidade de trabalho para sobreviver no mundo. Com trabalho entenda-se troca, de esforço humano por algum bem ou prazer, nessa troca a moeda sempre envolve sofrimento, e se há sofrimento perdemos alguma coisa para ganhar outra. No plano físico não podemos trabalhar bastante e depois só usufruirmos, mesmo que acumulemos riquezas, nosso corpo envelhecerá e morrerá, assim não poderá gozar todo o esforço que entregou para ter descanso. Trabalho espiritual no mundo também pede troca, abrirmos mãos do que a ciência prova e do que nossos sentidos verificam para confiarmos no invisível e intocável.
      Contudo, na eternidade esse trabalho espiritual nos dará direito a dádivas sem fim. No plano material todo trabalho subtrai de nós algo, ainda que seja só tempo e saúde, e todo esforço marca, não só nosso corpo como também nossa alma. As marcas vêm de nossos confrontos com o planeta e com outros seres humanos, trabalhar no mundo é guerra constante contra injustiça e falsidade de vaidade e egoísmo humano. Mas aqueles, que além de trabalharem no mundo crerem em Deus, estejam consolados, marcas não são deméritos, mas aprovações em provas, cicatrizes são medalhas. Não nos sintamos menores por levarmos marcas, sejamos humildes e aprendamos com elas, na eternidade nosso espírito estará íntegro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário