domingo, maio 19, 2024

Honre o fiel a Deus

      “Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal. Ao que às escondidas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar arrogante e coração orgulhoso, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que morem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.Salmos 101.4-6

      A primeira pessoa no Salmo 101 não é Deus, é o salmista, o autor do texto. A ressalva que procuro fazer com relação a textos do antigo testamento é sobre o outro lado da história, nesse caso, o mau é odiado se o bom for abraçado. Isso é diferente no novo testamento onde bom e mau são amados, todos são respeitados. Mas o ponto dessa reflexão é a assumida posição do salmista sobre de que tipo de pessoa ele se aproxima, no seu caso é seu amigo, frequenta sua casa, o tipo fiel a Deus. Será que num mundo moderno, tão cheio de conveniências, principalmente por motivos financeiros, inclusive em igrejas, temos a coragem do salmista? Não para destruir o diferente, mas amá-lo, ainda que não fazendo alianças com ele?
      Há em muitos cristãos atuais uma bipolaridade, ou amam, ou odeiam, assim vivem a Bíblia do antigo testamento, não do evangelho. Se veem alguém que diz amar a Deus ser diferente deles, com pontos de vista, principalmente nas áreas de sexualidade e família, diferentes dos deles, eles não acreditam nesse amor. Como se Deus fizesse acepção de pessoas ou se limitasse aos pontos de vista religiosos de muitos, mesmo de cristãos. Por outro lado, repito, ainda que amando e isso precisa ser repetido, temos que ter coragem para pagar preços pela santidade, não temer quem não teme a Deus, ainda que percamos com isso em aprovação social e dinheiro. Sejamos instrumentos de honra para os fiéis, dos outros, só nos afastemos com respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário