terça-feira, maio 07, 2024

Ouça quem pensa diferente de você

      “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.Lucas 6.45

      Não escondo minha posição sobre política, há dois pontos nela. O primeiro é que penso que cristão deve se envolver o mínimo com política, o segundo é que baseado no livre arbítrio que Deus dá a todos, e por isso existirem no mundo amigos de Deus e céticos, a política, que administra o mundo, não igrejas, deve ser laica e dar direitos iguais, naquilo que é possível, a crentes e a descrentes. Posto isso vamos ao tema desta reflexão, dialogando com quem pensa diferente de mim sobre cristianismo e política. Cito dois exemplos, o de uma pessoa que defendendo direita e conservadorismo troca ideias comigo com respeito, e outro, de alguém que leva a diferença de opinião para o lado pessoal e me vê como inimigo. 
      A questão não é pensar diferente, cada pessoa tem um jeito de ver a vida, constrói argumentos que para ela são legítimos e comprovam, pelo menos para ela, que seu ponto de vista é mais correto. Se nos dermos ao trabalho de ouvir os argumentos de quem pensa diferente de nós, veremos isso e poderemos aprender algumas coisas. Mas nem todos conseguem dialogar com respeito com quem pensa diferente, muitos levam o assunto para o lado pessoal e veem o diferente como inimigo, quando isso ocorre a teoria mais linda é invalidada. O problema não é como pensamos, acha-se pontos positivos e negativos em toda ideologia, a questão são as obras de justiça e de amor que mostram a prática das nossas teorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário