quarta-feira, fevereiro 06, 2019

Olhe pra frente

      “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.Coríntios 2.9-12

      As reflexões que faço aqui, tento fazer, na maioria das vezes, sobre mim e para mim, procuro me olhar bem no espelho e colocar isso na presença de Deus. Se o que aprendo ajudar alguém, fico feliz, senão, tenha certeza, Deus já me ajudou. O “Como o ar que respiro” é blog, ninguém está preso a ele como um perfil de amigos virtuais de redes sociais, quem o visita o faz de espontânea vontade, se não gosta, não volta, se gosta torna a visitá-lo. Pelo número de acessos, pelas estatística que o blogspot me fornece, o espaço, pela graça de Deus, tem sido bastante visitado nestes quase nove anos de vida, e é assim que tem que ser  se é o Espírito Santo quem me leva a compartilhar sempre com um alimento fresco de reflexões sobre o viver com Deus. 
      Eu confesso que tenho muitos defeitos, dificuldades emocionais que emperram outras áreas de minha vida, uma questão é a ansiedade, que sempre faz adoecer meu corpo e minha mente. Ansioso tenho reveses para olhar para frente, o futuro parece nunca chegar, assim sempre parece mais fácil olhar o passado, mas quem olha para o passado, não vê o lado bom, vê o pior. Ou melhor, o que prejudica quem se prende ao passado é superavaliar os erros, os pecados, se sentir impotente para administrar o presente e planejar um bom futuro. Quem tem essa dificuldade que eu tenho fica amarrado aos tropeços de ontem, e mesmo que eles não sejam tão grandes assim, ou mesmo que muitas vezes nem existam, está sempre olhando para trás. Como foi dito, essa disposição causa doenças, principalmente emocionais, como vencê-la?
      Fé é algo tão “vendido” no cristianismo, mas ao mesmo tempo tão mal compreendido, sim, fé é de suma importância nessa questão. Não uma fé convicção emocional forte, humana, mas a fé dom de Deus que descansa em Deus, não na própria fé ou em capacidades humanas. De posse das promessas do Senhor, escritas na Bíblia e relembradas a nós pelo Espírito Santo, podemos descansar. É de suma importância entender que palavras humanas ou mesmo bíblicas, mas mal usadas ou usadas equivocadamente, não dão paz, assim não permitem que descansemos nelas e sejamos livres do passando para seguirmos em frente. Só a palavra de Deus aplicada em nossas vidas pelo Espírito Santo dá paz, libertação e cura, mesmo os conhecimentos espirituais mais profundos e verdadeiros não dão. 
      O evangelho é antes de tudo solução para a pessoa para a prática da realidade social, não só revelador dos arcanos universais, se não tivermos vitória prática no nosso dia a dia, em nossa relação com nós mesmos e com as pessoas, não é o evangelho real que estamos vivenciando. O evangelho é sempre coerente, equilibrado e eficiente, ele é único, acima de toda religião e filosofia. Contudo, não adianta tentar descansar numa promessa que diz que o Senhor é conosco e seremos vitoriosos, se esquecermos outra promessa bíblica que diz que se confessarmos nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados. Doentes precisam de cura atestada para serem liberados de tratamentos e pós-operatórios para então seguirem suas vidas fora do hospital, mas a verdade é que o evangelho é um processo de cura constante, que ainda assim nos permite seguir em frente e sermos vitoriosos. 
      É a fé na palavra de Deus devidamente praticada que nos livra do passado, mas para praticá-la é preciso humildade, reconhecimento de impotência pessoal e total poder do Altíssimo, aliás livrar-se do peso do passado que nos segura no fundo do poço é abrigar-se nos braços de Deus num refúgio alto, acima de todo pecado e acusação. Assim, creiamos, mas andando no mundo, nas ruas, estando na meio do povo, no trabalho, no estudo, na igreja, nos coloquemos espiritual e emocionalmente nas mãos de Deus, num alto refúgio. Para isso é preciso não nos ocuparmos com as baixas regiões espirituais que focam no adultério, nos vícios, nas mágoas, nas invejas, nas críticas destrutivas de quem não quer nos deixar seguir livres. É preciso ser humilde para confiar no Altíssimo e não se deixar enredar pelas baixarias do mundo, do homem e do diabo. 
      De posse das promessas de Deus, pela fé, numa atitude humilde de descanso no mais alto dos refúgios, a vontade de Deus, estando no lugar certo, na hora certa e fazendo a coisa certo, o passado ruim ficará pequeno e fraco, a esperança será realidade, o presente será feliz e o futuro, uma aventura maravilhosa com Jesus. Confie, Deus tem muito mais pra você, um futuro bem melhor que o teu passado, tão melhor que o primeiro passado poderá ser esquecido, e no futuro, o teu passado, será da vitória e da paz  que você já começa a provar hoje. Por mais que o pecado tenha se repetido ele não é mais poderoso que o poder do perdão que há no nome de Jesus, e se Deus nos perdoa quem somos nós para não nos perdoarmos? Sejamos humildes e olhemos para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário