sábado, fevereiro 16, 2019

O que sabemos de Deus?

      “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” Efésios 3.8-12

      Não conhecemos Deus, temos uma mínima ideia do que ele é, do que ele faz, e mesmo do que ele pretende com tudo. Ainda assim, tantas vezes, nos achamos íntimos do Senhor, sabedores de sua vontade, entendidos de “Bíblia”, ainda assim muitos cristãos se acham melhores que os outros e se sentem espirituais, ungidos, servos de Deus. Quanto engano, quanta arrogância, quanta mesquinhez, quanta presunção, quanto atrevimento nosso, teu e meu. Segue uma definição sobre a palavra filosofía:

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, philosophia, literalmente «amor pela sabedoria») é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. O termo foi cunhado por Pitágoras (570 – 495 a.C). Ao examinar tais questões, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentação racional; por outro lado, diferencia-se também das pesquisas científicaspor geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação racional, a análise conceitual, a dialética, a hermenêutica, a fenomenologia, as experiências de pensamento e outros métodos investigativos a priori. A Filosofia é o saber mais abrangente – na medida em que ocupa-se com os grandes temas da humanidade. A partir dela, são fundamentadas e desenvolvidas teoriasmetodologiaspesquisasprojetos educacionais, bem como elabora-se, inclusive, a própria fundamentação racional das instituições do conhecimento humano, i.e., as instituições científicasartísticasreligiosas e culturais. Fonte Wikipedia

      Poucos filosofam sobre a vida, muitos cristãos atuais consideram filosofía mesmo algo diabólico, contrário à Bíblia, como ciência e conceitos como evolução das espécies. Outros, contudo, mesmo gente simples e sem formação acadêmica, filosofam sem saber, adquirindo sabedoria ímpar sobre a vida e o ser humano. Eu gosto de filosofar, e creio que Deus nos deu cabeça pra isso, a filosofia não resolve os problemas que o Espírito Santo e o poder do nome de Jesus resolvem, mas nos ajuda a conhecer e a por em prática de maneira mais eficiente a vontade de Deus, seja no plano físico, seja no espiritual. Filosofía não precisa ter um fim em si mesma, mas é uma ferramenta, e como tal pode ser usada por pessoas diferentes e para finalidades distintas.
      Contudo, muitos crentes atuais, com escolaridade mediana, usam filosofia, mesmo sem saber, vou dar um exemplo. A Bíblia diz em Mateus 7.7, “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.”, assim a princípio pedimos algo que queremos a Deus e esperamos uma resposta certa e rápida, afinal pedimos baseados naquilo que consideramos a palavra de Deus, um texto bíblico, e o fizemos com fé. Contudo, num determinado momento vemos que nossa oração não é respondida, então concluímos que a oração não bastou, outras coisas precisam ser feitas para que nossa solicitação a Deus tenha retorno dele, não basta só obedecer um texto bíblico interpretado ao pé da letra. Com o tempo entendemos a complementação do texto de Mateus 7.7, que está em João 15.7, “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”, é necessário um sincronismo com Deus, pedir certo e em obediência, para que façamos a oração que Deus responde.
      Tenhamos cuidado com pregações de pastores mal informados e ociosos que dizem que ciência e filosofia são coisas do diabo, que a palavra de Deus é superior a tudo isso, que basta crer que Deus dá a vitória, a coisa não é tão simplista assim, ainda que a verdadeira palavra de Deus seja simples. Os que leem a Bíblia debaixo da orientação do Espírito Santo conhecerão a sabedoria superior de Deus, poderão ver ciência e filosofia como ferramentas dadas por Deus ao intelecto humano, e entenderão que fé e ciência não se contradizem, mesmo que falem das mesmas coisas, mas com visões diferentes. O cristão realmente espiritual entenderá que Deus usou a evolução das espécies, não em uma semana de sete dias de vinte e quatro horas, mas em eras de milhões de anos, que a ciência está correta em suas descobertas, e que o criacionismo de Gênesis fala por metáforas de mistérios espirituais de maneira atemporal, não de forma materialista e científica, e ainda assim com muita profundidade, mesmo que para pessoas de todos os níveis intelectuais, culturas e tempos.
      Fiz uma longa introdução sobre filosofia, mas o ponto desta reflexão é outro, citado no primeiro parágrafo, é uma pergunta: o que eu sei sobre Deus? Será que sou tão espiritual quanto acho que sou? A resposta é: pouco sei e pouco sou! Entenda certo, eu não sou espiritual não porque não busco santificação, porque não oro, porque não conheço a Bíblia, porque não sou batizado no Espírito Santo (para os que consideram a exteriorização disso, como falar em línguas estranhas, relevante), posso fazer é ser tudo isso, é ainda assim só tocarei numa “molécula” de Deus (por falta de termo melhor para definir uma parte infinitesimal de um ser que não pode ser definido por referências humanas). Se estudarmos o que linhas metafísicas dizem sobre Deus, como o hinduísmo, o budismo, os esoterismos como a cabala e a magia, se tivermos acesso a essas informações, como cristãos habituados com a simplicidade popular da tradição judaica-cristã, nos perderemos nos números, milhões, bilhões, trilhões, que são usados para definir a eternidade do universo e do Altíssimo Absoluto, o Todo, que nós chamamos de Deus.
      Ainda assim, as filosofias dessas linhas religiosas, que se você tiver disponibilidade e autorização de Deus pode conhecer, e acredite, se souber ler verá que muita coisa bate com a teologia judaica-cristã tradicional dos protestantes evangélicos, isso tudo não confere ao ser humano a espiritualidade que, repito, a simplicidade pop do evangelho confere, mesmo que monges e outros dedicados estudiosos e praticantes dessas linhas digam e pensem o contrário. Mas um coisa essas linhas têm, mais que o cristianismo, um respeito maior por Deus, uma dimensão mais próxima, sob o ponto de vista filosófico, daquilo que Deus é, infelizmente essa maior acurasidade acaba afastando místicos, esotéricos e religiosos orientais da pessoalidade do Deus pai, filho e Espírito Santo do cristianismo. Talvez afaste justamente porque seja esse o objetivo das religiões alimentadas com mais informações espirituais e cósmicas advindas justamente de seres espirituais rebeldes, ou anjos caídos, talvez...
      Amo o texto bíblico compartilhado inicialmente de Efésios, Paulo fala de mistérios reveladores, que muitos leem mas não se atêm às suas importâncias:

- “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, 
por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo: Paulo fala de intimidades e detalhes sobre Deus, o universo e o ser humano sempre com muita humildade, reafirma sua chamada aos gentios (os não judeus), e coloca o evangelho numa posição diferenciada, entre religiões, aquele que tem a missão exclusiva de revelar à humanidade riquezas incompreensíveis, sim, incompreensíveis, assim, se achamos que sabemos tudo sobre Deus por sermos cristãos, saibamos que esse tudo está bem aquém daquilo que Deus é, para entender isso a primeira coisa é aceitar que as maiores riquezas que Jesus nos dá não são bens materiais, mas virtudes e sabedoria, sobre Deus e o universo, o conhecimento sobre a eternidade espiritual;

- “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus que tudo criou por meio de Jesus Cristo”: Paulo tinha ciência que era chamado autorizado por Deus para revelar um mistério que estava escondido com Deus desde o início dos tempos, esse mistério é Jesus, o que Deus quer que conheçamos dele está revelado em Cristo, em sua existência encarnada e ressuscitada, eis algo que outras religiões não permitem entender quando equiparam Jesus a outros profetas, sábios, líderes espirituais, Jesus é diferente e é tudo o que a humanidade precisa, mas será que já tomamos posse de todos os mistérios ocultos em Deus e revelados por Jesus? ou nos contentamos só com um conhecimento básico é superficial?

- “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”: Paulo descreve a missão singular da Igreja, que não é denominações, seitas, religiões ou qualquer espécie de grupo de homens reunidos em templos, mas o conjunto de seres humanos de todos os tempos que foram de fato selados com o Espírito Santo, uma missão que vai além de salvar homens e mulheres, mas que confronta principados e potestades no céu, isso é, exércitos de seres espirituais, do bem e do mal; por Cristo o cristão tem acesso a riquezas que nem anjos, arcanjos, serafins, querubins e outros seres têm, isso é muito forte e a revelação de um grande e poderoso mistério, isso Paulo no entrega, contudo, a palavra que mais em encanta neste texto é multiforme, sim, Jesus é todos esses mistérios que nos revelam todas as formas da sabedoria de Deus, talvez as convicções que tantos têm sobre Deus seja somente uma das formas do Senhor se mostrar, todas as formas só Jesus, o verbo de Deus, dá a conhecer;

- “Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele”: Paulo reafirma a importância exclusiva de Cristo Jesus, ao qual temos acesso não por obras, ou pelo conhecimento e execução de rituais complexos e misteriosos, mas pela fé nele.

      Não tem nada errado em filosofar, em questionar, em querer saber mais, obviamente essa sede de saber não pode ser maior que o desejo de praticar o evangelho. Só o evangelho entrega ao homem meios de viver uma vida moral benigna, com libertação emocional e cura física, o evangelho não “viaja na maionese”, mas transforma o homem, e só ele faz isso. Mas se dê ao direito de filosofar em Deus, de conhecer os mistérios pelo Espírito Santo, usando todo o potencial que o próprio Deus nos deu como seres humanos, com inteligência, raciocínio, equilíbrio, sensatez. Conhecer de verdade só nos leva a uma certeza, de que pouco sabemos, como diziam os gregos, “sei que nada sei”, isso nos torna mais humildes e Deus, esplendidamente maior e maravilhoso. Encerro repetindo o texto que considero tema principal do blog “Como o ar que respiro”, João 17.3: "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste.", vida eterna é conhecimento de Deus, então, não tenha medo de saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário