sábado, fevereiro 09, 2019

Crer e saber - Sempre!

      “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de DeusColossenses 1.9-10

      Por favor, entenda certo a reflexão a seguir, vou abrir meu coração e compartilhar um desejo muito particular meu, não penso, sendo assim, ser melhor que ninguém por isso, talvez seja justamente o contrário, como diz os ditados, “o conhecimento tem seu preço”, “felizes os ignorantes”. Ocorre que eu sou uma pessoa de um tempo ou de um tipo que tem muita curiosidade intelectual e espiritual, assim não aceito nada como dogma, quero me aprofundar num assunto, saber mais e conhecer principalmente a evolução histórica de um princípio. Vejo relevância em saber porque isto e aquilo é tido como verdade e tradição hoje em dia, principalmente dentro das religiões cristãs, isso não é duvidar de Deus nem de sua palavra, mas averiguar se algo que homens dizem ser de Deus realmente é de Deus ou de homens.
      Os cristãos, de posse da verdade sobre a salvação e comunhão com Deus que é Jesus, o verbo encarnado, se limitam muito no conhecimento, acabam aceitando muita informação equivocada, é claro que eles têm o conhecimento principal, que lhes dá paz e cura neste mundo e vida eterna com Deus no outro. Mas gente como eu pensa que a vida é mais que isso, é isso é muito bom. A pergunta é: sabemos o que cremos, ou cremos no que sabemos? É costume dizer, a ciência trata do conhecimento, a religião, da fé, não é preciso saber para crer, nem crer, após saber. Sim, Deus é inconhecível em sua totalidade e eternidade, o conhecemos através de suas manifestações, físicas, emocionais e espirituais, em nós, seres humanos, e na natureza, principalmente através de Jesus. Mas isso se refere à pessoa de Deus, não às tradições religiosas.
      O fato é que quando somos curiosos e não aceitamos muita coisa que se diz nos púlpitos como verdades indiscutíveis, não perdemos a fé, talvez nos homens, mas não em Deus, em Deus nossa confiança aumenta, à medida que nos aprofundamos em saber sobre a história, sobre a Bíblia, sobre espiritualidade, sobre tudo. Muitos cristãos não entendem o quão especial e competente é o homem, querendo evitar de valorizar o ser humano mais que Deus, acabam deixando as faculdades humanas ociosas, assim o humanismo acaba sendo ferramenta mais eficiente nas mãos dos ateus, dos materialistas e do inimigo, num desequilíbrio oposto que se esquece de Deus e entroniza o homem. Equilíbrio, que só achamos de fato em Deus, não na religião ou na negação dela, se o cristão tem dificuldade em vivê-lo, quanto mais o homem sem Cristo.
      Se o coração é bom, nenhum conhecimento o faz se perder, se há intimidade com Deus, não há preconceitos nem temores, contudo, o conhecimento traz responsabilidade e do que mais sabe, mais lhe é cobrado. Melhor saber pouco e praticar tudo, que saber muito e se embriagar com teorias, se achando superior só pelo simples fato de saber. Assim, o mais sábio, para o que quer saber mais, é guardar o conhecimento para si, não exibi-lo nos palcos, antes deixando que os outros vejam somente uma prática de vida simples, santa e equilibrada. Para que serve o conhecimento se não for para regar com a água limpa da sabedoria a árvore das virtudes? Ninguém precisa saber das raízes, por isso elas ficam ocultas sob a terra, mas os frutos doces podem ser colhidos por todos os ávidos pelo verdadeiro alimento espiritual. 
      O sábio acumula para dar aos outros, não para dominar sobre eles, o sábio é irmão mais experiente, não pai prepotente, o sábio sabe que nada sabe, é discreto e permite ao tempo mostrar sua competências e honrar-lhe. Mas o que de tão importante se tem mais a saber? A maioria das pessoas não se preocupa com isso, e em se tratando de religião, o princípio de que quem crê não precisa saber, mais as prioridades do dia a dia de trabalhar, se alimentar, “namorar” e dormir, fazem que sua existência seja simplista (não necessariamente simples, sob nenhum aspecto). Isso não prejudica essa maioria das pessoas, não a princípio, mas gera, alimenta e empodera líderes inescrupulosos, que têm na ignorância uma massa social fácil de dominar, manipular e tirar lucros. 
      Você sabe de fato no que crê, conhece sua religião, as doutrinas e ritos dela? Você crê de verdade no que sabe, aquilo que pensa ser sua religião, você aceita na íntegra de maneira a por isso em prática? Não seja ignorante, nem hipócrita, mas medite e pratique o que Paulo ensinou nos versículos da carta aos Colossenses, sejamos cheios do conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e inteligência espiritual, para que possamos andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. Conhecimento não é supérfluo, nem característica de arrogantes, mas é fruto de quem acredita no Deus verdadeiro, que tem em seu coração o Espírito Santo e que foi restaurado pelo verbo de Deus, Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário