quinta-feira, fevereiro 07, 2019

Deus é imutável

      “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em DeusI Pedro 1.18-21

      Deus não muda, para ele a história da humanidade e do universo já está escrita, nada que o homem ou que os seres espirituais façam, de bom ou de ruim, pode alterar a vontade e o plano de Deus. Se Deus mudasse, para o lado que fosse, na instância que fosse, não seria Deus. Então, por que oramos? Por que clamamos ao Senhor por um favor? Se não pedirmos ele não responderá, não dará ou não nos livrará? Se fosse assim a nossa vontade poderia mudar ou interferir na ação de Deus, se isso acontecesse nós teríamos mais poder que Deus, pois o que manda em quem manda é mais poderoso que quem manda. 
      O conhecedor dos textos bíblicos pode argumentar, “mas a Bíblia não diz que Deus se arrependeu, que voltou atrás, que mudou de ideia?”. Sim, mas esse antropomorfirsmo é a interpretação do homem da ação de Deus, e foi por essa ótica que Moisés escreveu o pentatêuco, que João escreveu seu evangelho e que Paulo escreveu suas cartas. O homem está limitado ao seu tempo, Deus tem todo o tempo, passado, presente e futuro, de uma só vez, em suas mãos, o Deus Espírito Santo pode impressionar a alma humana com um instante da existência de Deus, mas o Deus pai simplesmente é e Jesus, Deus filho, “foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos”, como diz o texto inicial.
      Entendamos de vez, Deus não é homem, apesar de se comunicar de maneira pessoal com o homem, falando com o ser humano através da língua, das percepções, das razões e emoções humanas. Quando Deus enviou o dilúvio foi porque mudou de ideia? Se ele é Deus, ele já não sabia que os descendentes de Adão corromperiam a Terra e que haveria necessidade de uma “limpeza”, deixando só alguns selecionados para um recomeço? Ou mais, Deus não sabia que Eva cairia na tentação da serpente possuída por Lúcifer e que os dias do casal original seriam limitados no Éden? 
      Para o homem pode parecer ter sido um retrocesso de Deus, mas isso “já estava escrito”, Deus sabia que precisaria agir assim. Por que não avisou o homem antes? Por misericórdia, esperando sempre do homem uma mudança de atitude. Eis aí uma prova do amor singular do Senhr para com o homem, mesmo que ele saiba que amanhã pecaremos e que talvez ele tenha que tomar uma atitude dura de disciplina para conosco, se o buscarmos hoje prometendo fidelidade ele nos ouvirá e nos abençoará. Mesmo conhecendo o futuro, somos julgados só pelo presente, se buscarmos o Senhor no presente.
      Peço desculpa ao leitor pela “filosofada”, e a verdade seja dita, filosofar sobre Deus é criar paradoxos, em Deus se crê, mesmo sem saber, se soubéssemos não precisaríamos crer e Deus não seria Deus, só mais um deus, conhecível. Deus é inconhecível em sua totalidade, plenitude e profundidade! Conhecemos em parte, cremos no demais e isso basta para que achemos nosso lugar no universo, um sentido na existência, a paz que transcende os prazeres materiais. O Deus imutável já tem preparado para os que o buscam, toda sorte de bençãos, porque ele sabe que aqueles que estão selados com o Espírito Santo o buscaram sempre a tempo de receberem aquilo que ele tem pra dar.
      Os que acompanham o blog sabem que estou muito mais propenso a acreditar em andar sincronizado com Deus, que a buscar milagres extraordinários, o Deus imutável não faz nada extraordinário, ele já fez tudo no início dos tempos. Assim, quem anda em comunhão com o Senhor prova naturalmente e constantemente aquilo que os novos na fé ou teimosos no conhecimento superficial de Deus chamam de milagres. Deus não faz milagres, Deus é o milagre, então, quem anda, não atrás dele e não só com ele, mas nele, não precisa de milagres, mas só de Deus. Deus não pode ser mais santo, mais justo, mais amoroso, mais misericordioso ou mais poderoso, nem menos, ele já é tudo isso, sem início e sem fim, para sempre.

      “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.Tiago 1.17 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.Hebreus 10.23 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.” Salmos 119.160 “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?Números 23.19

Nenhum comentário:

Postar um comentário