segunda-feira, fevereiro 18, 2019

Você é nascido do Espírito?

      “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?João 3.5-9


      O capítulo três do evangelho de João, um dos principais textos do cânone bíblico, um dos mais pregados e estudados, o encontro de um príncipe dos judeus, de um fariseu, Nicodemos, com Jesus e a verdade única do evangelho. Não vou fazer novamente um estudo detalhado do texto, apenas salientar a dificuldade que Nicodemos, com todo seu conhecimento religioso, bíblico, com toda seu status social e religioso, teve para entender o que é ser nascido do Espírito, e veja que Espírito está iniciando com letra maiúscula, referindo-se não a um espírito qualquer, mas à terceira pessoa da trindade, o Espírito Santo Deus.

      Como as pessoas se enganam com o que é ser espiritual, confundem essa qualidade com coisas diferentes. Algumas acham que acreditar e praticar uma vida com bons princípios morais, sendo boas cidadãs, sendo caridosas, mesmo se preocupando com o planeta, é ser espiritual. Muitas acham que serem fiéis a uma religião, que frequentarem reuniões e cultos, que terem cargos dentro de igrejas é ser espiritual. Outras ainda, consideram espiritualidade como conhecimento e interação com entidades espirituais, desenvolverem mediunidade em centros espíritas ou praticarem religiões orientais e esotéricas.

      Ser espiritual, à luz do evangelho, é ter o Espírito Santo morando em seu interior e manifestar obras coerentes com esse Espírito. Como se consegue ter o Espírito Santo? Nascendo novamente. Por que essa experiência é chamada de novo nascimento? Porque ela é um divisor de águas nas existências das pessoas, sem morrer fisicamente ou reencarnar, mudam-se as referências de certo e errado, prova-se uma real mudança de vida para melhor e tem-se uma comunhão com Deus, íntima e diferenciada, coisa que nenhuma outra experiência religiosa ou dita espiritual pode dar. Então eu pergunto, você é nascido do Espírito?

      Tem gente que estuda e fala de espiritualidade com profundidade, professa religiões com esforço e constância, tem práticas de caridade e ajuda ao próximo como poucos, ou ainda conhece o mundo dos “espíritos” e dos “anjos” no nível de iniciados do mais “alto” ocultismo mágico, mas ainda assim é só nascida na carne, nunca nasceu do Espírito. Gente assim pode ser erudita, filantrópica e mestre, mas terá no máximo acesso aos demônios e anjos caídos, não às riquezas espirituais do Deus verdadeiro manifestadas em Cristo. Gente assim, repito, precisa nascer do Espírito Santo e parar de se enganar.

      Ou se é nascido da carne, ou se é nascido do Espírito, não tem meio termo, e a diferença fica bem clara, aos que olham os homens à luz verdadeira. Não se engane, não achará nos nascidos do Espírito, os novos nascidos, necessariamente diferenças exteriores radicais, ao contrário, os genuinamente nascidos do Espírito são equilibrados e lúcidos. Você também não achará nos nascidos do Espírito gente que nega ao extremo os prazeres carnais, que tem regimes alimentares exóticos, que se veste de maneira diferenciada, que habita mosteiros e conventos, que se isola em locais distantes para só meditar e que não conviva com a vida comum de quem trabalha, se casa, se diverte e consome valores materiais em shopping centers, etc. 

      Mas os nascidos do Espírito provam um mistério, ensinado por Jesus, “O vento assopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do Espírito”, é inclinado, e se obedecer, é movido pelo Espírito de Deus, não por religião ou por uma mente humana mais esclarecida. O nascido do Espírito conhece a Deus, o adora, quer agradá-lo e acha forças para ser alguém melhor, dependente sempre do perdão e do poder que há no nome de Jesus, o cordeiro de Deus, o verbo de Deus, o único mestre. Sim, você pode achar novos nascidos no meio de tantas igrejas protestantes evangélicas, mesmo naquelas com pastores equivocados, mas pela misericórdia de Deus também pode achá-los em outras religiões principalmente cristãs, mesmo que a salvação só exista através de Cristo.

      Se não tem certeza se é ou não um nascido do Espírito, você pode fazer uma oração simples e direta a Deus no nome único de Jesus pedindo o novo nascimento, mas não fique só nessa experiência. Procure uma igreja protestante ou evangélica, se não se sentir bem em uma, conheça outra, mas não desista até achar um lugar em que sinta paz e que te permita ver em tua vida mudanças para melhor. Contudo, você precisa entender, todos nós precisamos nascer de novo, um nascido gerado pelo Espírito Santo, para então seguirmos no caminho estreito do evangelho em vitória, só assim podemos ter satisfação espiritual, respostas espirituais, solução verdadeiramente espiritual, que nos farão de fato novas criaturas espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário