domingo, fevereiro 17, 2019

Não confie em sentimentos

      “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17.9-10

      Geralmente usamos o texto acima para nos orientar com relação a algo que é errado, mas que o coração diz que é certo. E isso é verdade, é mais fácil nos equivocamos com o prazer, com algo que é agradável na carne, e que um coração viciado no pecado vai tentar nos enganar dizendo que não é errado. Mas eu penso que o cristão que experimenta esse equívoco ou é muito novo na fé ou é muito rebelde e duro de coração. Vivendo com Deus durante algum tempo, nosso coração aprende os caminhos do Senhor, sabe e habitua-se muito bem com aquilo que é a vontade de Deus e assim quando estamos diane de algo que desagrada ao Senhor, que vai nos fazer mal, o coração sente e avisa. 
      Contudo, o ponto nesta reflexão é falar sobre uma leitura oposta da orientação tradicional do texto inicial, é entendermos que a inclinação do coração pode ser o contrário, sentir que é errado algo que é certo, para Deus e para nós. Entenda que a revelação de Jeremias 17.9-10 é que o coração é enganoso e que nós seres humanos não conhecemos de fato todos os seus ardis. Quando a Bíblia usa a palavra “coração”, como no texto acima, ela se refere ao centro do ser humano que sente e pensa, a alma humana, aquilo que ainda não temos certeza de como funciona, nem a ciência tem, mas que define nossa identidade e que é imortal tanto quanto o nosso espírito.
      Sem fazer um estudo psiquiátrico mais profundo da alma humana, que pode ser mapiada, por exemplo, em id, superego e ego (conforme Sigmund Freud, veja este link para mais informações), podemos dizer que temos ao menos três partes dentro de nós. Uma que quer fazer as coisas de forma instintiva, buscando o prazer mais básico, outra, acumulada com o tempo e conforme nossa criação e religião, que reúne as referências daquilo que é certo é que nos mostra o que devemos fazer, se a primeira diz sim, a segunda diz não, e a terceira, a parte consciente, a que decide o que quer fazer na realidade e que administra nossa memória.
      Bem, a Bíblia diz que o coração é enganoso, assim todas essas partes podem se equivocar, é só o Espírito Santo, que nos habita após nossa conversão, que nos sela quando nós autorizamos e que obedecemos quando queremos (já que Deus nunca nos obriga a nada, mesmo depois de novos nascidos), que pode iluminar nossas trevas e nos mostrar a vontade de Deus, a melhor pra nós, assim como nos dar forças para obedecer essa vontade. Então, podemos também estar fazendo algo certo, conforme o Espírito Santo, algo que é o melhor para nós em todos os planos, e ainda assim nosso coração estar apontando como algo errado, nos privando de sentir paz, nos deixando desconfortáveis.
      Sim, isso é possível, principalmente se somos muito inseguros, se temos muito medo das pessoas, se possuímos um passado maior que o nosso presente para nos lembrar nossos erros e os erros dos outros. A solução, nesse caso, é o versículo que sinto como meu texto bíblico chave para 2019, e que já compartilhei em reflexão no dia dois de janeiro,  “Porque andamos por fé, e não por vista” (II Coríntios 5.7). Mesmo que à medida que andamos com Deus nosso coração tenda (e precisa tender) a estar em sincronia com o Espírito Santo, ainda assim “o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hebreus 10.38), diz o Senhor, nossa fé precisa estar acima dos sentimentos. Talvez, uma geração tão viciada em sentimentos, que os buscam mesmo em “cultos” inflamados de música que muitos pensam ter “unção”, e que em muitos casos é só emoção, tenha dificuldades para andar por fé, não por vista ou por emocionalismo. 
      Portanto, avalie sua vida com inteligência, se os pecados estiverem confessados e deixados, se você estiver no lugar certo, na hora certa e fazendo a coisa certa, se você orou antes e houve bons frutos depois, o que fez é certo, mesmo que o coração sinta diferente. Andemos por fé, uma fé em Deus e por Deus, mas por fé! Quanto ao futuro, a Deus pertence, e será bom se foi plantado com sabedoria e fé, não tentemos ser Deus, somos homens, não tentemos prever tudo, isso não nos compete. Nos demos ao direito de sermos humanos, de termos corações complicados, que sentem muitas vezes erradamente, mas tenhamos  o dever de confiar no Senhor e de obedecer, em tudo o que nos é possível, a sua vontade. Depois de tudo isso, estejamos em paz, pela fé, andando um dia de cada vez e sempre sensíveis à voz do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário