terça-feira, fevereiro 05, 2019

Amigos para nos fazer companhia

      “E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.” Mateus 26.37-42

      Vigiai e orai, eis uma orientação para toda a vida, para todos os momentos, durante nossa caminhada neste mundo, seja no lugar que for. Vamos ressaltar alguns pontos na passagem acima que conta um momento tão importante e angustiante na obra redentora de Jesus Cristo:

- mesmo Jesus tinha amigos mais próximos e buscou-os quando sabia que podia enfrentar o momento mais doloroso de sua existência encarnada; 

- até Jesus se decepcionou com aqueles que considerava seus melhores amigos, que mesmo tendo presenciado tão de perto a atuação do salvador da humanidade, tendo recebido de Cristo esclarecimentos íntimos sobre a missão do messias, ainda assim esqueceram da relevância diante do cansaço físico;

- Jesus foi homem, não Deus, na carne solicitou ao pai a possibilidade de não ter que passar pelo que sentia que passaria; não, isso não foi fraqueza, foi humanidade, usando de um direito que todos nós temos diante do pai, o pedido de um livramento diante do impossível;

- mas Jesus estava pronto mesmo pro mais difícil, aí não pecou e seguiu obediente e humilde, estava pronto pois vivia orando e vigiando, sempre.

      Muitas vezes não queremos solução, milagres, nenhuma saída mágica, sabemos que temos que passar o que estamos passando, muitas vezes só queremos amigos que nos façam companhia. Na passagem acima não me vejo no lugar de Jesus, que pretenção insana seria essa, me vejo, sim, no lugar de Pedro, Tiago e João. Eles só precisavam estar orando com o amigo, o sofrimento terrível seria vivenciado por Jesus, não por eles, a eles bastava um amor fiel que fizesse companhia silenciosa para alguém que daria sua vida por eles e pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário