terça-feira, fevereiro 12, 2019

Jejum: se Deus orientar, faça

      “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.Salmos 51.15-19

      Confesso, não sou muito a favor de jejum, pelo menos não a favor desses que muitos crentes atuais fazem. A razão é simples, a grande maioria de evangélicos não entende exatamente o que é jejum que agrada a Deus, dentro da heresia da teologia da prosperidade que direta ou indiretamente atinge tantas igrejas atuais, muitos usam o sacrifício de abstinência de comida e bebida assim como assiduidade a cultos e vigílias como moedas de troca com Deus por favores. O jejum não é para convencer a Deus, para fazer que ele veja a nossa insistência e nos responda, para exigir a ele nosso gabarito espiritual, Deus não precisa ser convencido de nada e muito menos precisa de créditos humanos para poder entregar suas aprovações e bens.
      O jejum assim como qualquer tipo de consagração é para nos convencer, são oportunidades que damos ao Espírito Santo para provar nossas intenções, para nos mostrar sua vontade melhor para então, finalmente, entendermos o que Deus quer nos dar e solicitarmos isso ao Senhor. Sim, Deus se agrada do jejum sincero de seus filhos, mas se quer saber, Deus não precisa dele, nós sim. Jesus vivia em oração e jejum? Paulo andava em consagração constante em vigílias e abstinências? Com certeza, mas isso não era um momento de exceção deles, era seus estilos de vida, coerentes com as chamadas especiais que tinham.
      Todos nós somos chamados para vidas limpas e vitoriosas? Sim. Todos nós podemos ser Paulos? Até podemos querer, e muitos insistentemente se forçam a ser, mesmo se autodenominam apóstolos, e alguns com sinceridade e consagração de vidas, mas poucos fazem isso por ordem de Deus. O José da Silva não é chamado para ser Paulo, o apóstolo, mas para ser o José da Silva, único, exclusivo, para o qual Deus tem um plano pessoal e insubstituível, ser o José da Silva de Deus. Nas minhas fraquezas tive a oportunidade de ser chamado pelo Senhor para fazer jejuns, não foram muitos, mas foram decisivos, cresci e tomei posse de curas e posicionamentos que levo até hoje comigo, neles obtive mudança de vida.
      Não, não use fé, jejum, assiduidade em cultos, fidelidade religiosa ou qualquer compromisso exterior para convencer o Senhor de algo, o pai nos dá de graça, por amor, e através do cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo. Em Cristo temos acesso e direito a toda espécie de benção, seja no céu ou na terra, e pra isso basta que você seja um homem ou uma mulher simples, que confia no Senhor e que é desprendida de vaidades, sejam materiais ou pseudoespirituais (eu disse “pseudo” porque espiritualidade verdadeira nunca é fruto de vaidades, não pode ser usada para que prevaleçamos sobres os outros, não nos faz melhor que ninguém e com direito de dominarmos sobre as pessoas, só uma falsa espiritualidade acha isso). 
     Contudo, ore a Deus, será que o Senhor não está direcionando você para fazer um jejum? Coisas especiais ocorrem como efeito de causa especiais, não vulgarize consagração, nem esfrie seu espírito a ponto de não entender mais a relevância ou de perder a sensibilidade de que a vida com Deus é mais que dormir, comer, beber, trabalhar, estudar, participar de cultos e se relacionar com as pessoas. Se Deus estiver te conduzindo para um momento diferenciado, talvez ele possa pedir de você uma consagração diferenciada, e se o direcionamento for dele, ele te dará forças mesmo para jejuar. Esse jejum marcará tua vida e abrirá uma porta que de outra maneira não se abriria. 
      Se o Senhor estiver orientando, jejue, senão, creia e fique em paz, mas não tente fazer negócios com Deus, muitos fazendo jejum sem ordem do Senhor acabaram mais fracos e não mais fortes. Por quê? Porque Deus deu um não para um pedido deles, mas eles insistiram em jejuar, achando que podiam fazer Deus mudar de ideia. Deus não muda de ideia, mas o rebelde e desobediente pode acabar se desviando para a heresia ou duvidando de Deus, porque não teve humildade para obedecer e aceitar a vontade do Senhor. Muitas vezes não fazer nada e crer é mais difícil que se sacrificar, e poderá mudar nosso caráter para melhor com muito mais eficiência, porque nos fará aceitar com mansidão nossas impotências e a potência de Deus mesmo quando diz não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário