sábado, julho 20, 2019

Livre para ser livre

      Os cristãos dizem simplesmente que são livres porque são cristãos, porque Cristo os libertou, e isso deveria ser verdade, mas como acontece em várias áreas da vida do crente, do evangélico, do protestante, usa-se os ensinos cristãos, bíblicos, evangélicos, como fins, preguiçosamente param nos princípios estabelecendo dogmas, e não como inícios de uma reflexão profunda, que pode levar uma vida para ser processada, mas que conduz e revela o  melhor da existência em todos os planos. 
      Os cristãos não filosofam, e isso se deve a ensinamentos equivocados de muitos púlpitos que dizem que ciência e filosofia são antíteses de Deus, grande engano, filosofar é usar uma parte importante do ser humano, que pode levar a enganos se usado só, mas em comunhão e equilíbrio com orar, mente funcionando bem com o espírito e tudo iluminado pelo Espírito Santo do altíssimo, conduz o ser humano à maturidade plena. 
      Vendo as coisas dessa maneira podemos refletir melhor sobre o que é ser livre, assim vamos dar uma definição de liberdade: ser livre é escolher o que se gosta e gostar do que se escolhe. O cristão escolhe o que diz gostar, a vontade de Deus, mas muitas vezes, na prática, não é feliz com isso, não gosta de fato do que escolhe, assim se frustra, faz para se desvencilhar da culpa, do remorso, mas não acha na vontade de Deus para ele um prazer pleno e profundo, não se realiza de fato. 
      Por que isso acontece? Porque querem usar só o lado espiritual, o lado religioso com o qual se interage pela fé, fazem isso porque aprendem desde sempre (e isso é o catolicismo vivo e ativo dentro do protestantismo) que a carne é errado, é pecado, e que tudo que vem dela, incluindo intelectualidade, também é pecado. Muitos não usam corretamente o texto de I Coríntios 2.14-16, “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”. 
      Quando nascemos de novo e nos convertemos, somos restaurados por completos, em algumas áreas de forma instantânea, em outras temos acesso a um começo de processo que as restaurará por completo, se assim permitirmos. Libertação de posse demoníaca é instantânea, assim como perdão de pecados e outras bênçãos puramente espirituais, já para cura emocional e física é dado um “start” que nos levará, com tempo e esforço, a uma libertação completa. Nessa restauração, contudo, está incluída uma nova forma de pensar intelectualmente, que não demoniza ciência e filosofia, mas entrega a elas lucidez e maior clareza. 
      Um cientista, com boa formação acadêmica e talento natural, e convertido a Jesus, pode ir bem mais longe na ciência que um profissional com iguais (ou até superiores) características técnicas, porém sem um novo nascimento em Cristo. Outro alerta sobre o que dizem pastores hereges e manipuladores, mas também sobre muitos pastores sinceros, verdadeiros, contudo, mal informados: ciência e filosofia, assim como formação intelectual, são militam necessariamente contra as coisas da fé, do Espírito, o plano ideal de Deus é que o homem seja bem formado em todas as áreas, um novo Adão em Cristo.
      Mas voltemos ao ponto desta reflexão, liberdade, tentei delinear os erros que crentes cometem sobre ela, erros que fazem que mesmo cristãos libertos em Cristo continuem escravos e infelizes porque se prendem a uma ideia limitada do plano de Deus para suas vidas. É preciso pensar e levar agrados e desagrados a Deus, e ainda que prontos a fazer morrer o ego, prontos a cumprir deveres mais que usufruir direitos, não nos acomodarmos com pouco, em nenhuma área de nossas existências terrenas. Contudo, quem mais se engana sobre o que é liberdade são os ainda não nascidos em Jesus, os não convertidos.
      Para esses o engano ocorre porque não entendem a definição que foi dada no início, ser livre é escolher o que se gosta e gostar do que se escolhe. A ideia geral que o mundo tem hoje sobre liberdade, muito difundida pela mídia e outros agentes da agenda “anti-Cristo”, é que ser livre é poder fazer tudo e sempre. O grande erro dessa ideia é que as pessoas acabam escolhendo tudo e nada ao mesmo tempo, estar preso a tudo é não ser livre de nada, e nisso não há liberdade, não há escolha, mas escravidão. Para ser livre é preciso poder uma escolha, fazer essa escolha e ser fiel a ela, ninguém pode ser tudo ao mesmo tempo, só Deus, e Deus é luz, é bem, é amor, o tempo todo.
      Liberdade implica em escolha, que não pode escolher ou escolhe tudo, ou tem que escolher tudo, não é livre, é escravo sem opção de selecionar o que quer. Atualmente existe, pregada pela mídia, quase que uma obrigação de se ter tudo e não estar preso a nada, liberdade irrestrita imposta não é liberdade, mas a mais tenebrosa das prisões. A verdade é que o ser humano não pode ser livre desse jeito, ele sempre estará preso a algo, e é por isso que o verdadeiro evangelho é tão especial, quem escolhe Jesus, porque sabe que é o melhor pela fé, e depois descobre nele o seu melhor, por trabalho, oração, estudo, terá Deus como Senhor, só nessa relação há real liberdade. Só sendo servo de Deus é que se é livre, e nisso existe um mistério que o diabo faz de tudo para negar. 
      Todavia, o que precisamos entender é que o que está por trás dessa agenda “anti-Cristo” atual, é justamente o oposto do que ela prega. Ela diz que deve haver tolerância religiosa e liberdade sexual? Mas é o contrário que na prática ela deseja, se todos têm que aceitar tudo, não se pode discordar de nada, assim não há liberdade, mas cativeiro. Entendam que não estou defendendo violência, de qualquer espécie, de quem pensa de um jeito contra quem pensa de outro, mas sim o direito de se pensar diferentemente, de se pregar isso nos templos e de se ensinar isso no ceio familiar aos filhos, principalmente crianças e adolescentes ainda em formação.
      A agenda “anti-Cristo” quer tirar a liberdade do cristianismo e da família para impor libertinagem pelas escolas e mídia, eis a verdade. As igrejas, por outro lado, chamam de libertinagem tudo que não é aprovado pela sua leitura raza e descontextualizada dos textos bíblicos. Com isso, sofrem homoafetivos verdadeiros, safam-se viciados imorais, perde a autoridade o evangelho e satisfaz-se o diabo, preparando o cenário mundial para o final dos tempos. Quanto à liberdade, continua uma utopia, e assim será sempre neste plano físico, já que liberdade genuína e eterna só por, com e em Jesus na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário