sexta-feira, julho 05, 2019

Liberdade em Deus! (Religião ou Deus? 3/3)

      Segue nesta reflexão a 3ª parte e conclusão do estudo “Religião ou Deus?”, iniciado no dia 3 de julho, se possível leia as outras duas partes para melhor entendimento.
     
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8.31-32, 36

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5.1

      A pergunta que podemos nos fazer diante de todas essas situações, que talvez devamos nos fazer se formos cristãos maduros ou almejando  amadurecimento é: o que queremos de fato, religião ou Deus? Liberdade é poder servir só a Deus, a mais ninguém, o grande paradoxo espiritual é, só é livre quem é cativo de Deus, e isso nada, mas nada mesmo, tem a ver com religião, com costumes religiosos, com homens. Esse princípio só os realmente espirituais entendem. O mundo, dos homens menos comprometidos com um pensar profundo sobre a vida, que só querem comer, beber e dormir, até os filósofos mais engajados e eruditos, até muitos cristãos, selados com Espírito Santo, não podem entender de nenhum modo esse princípio. Ao contrário, o senso comum diz que religião prende, que Deus encarcera, que igrejas proíbem e limitam, a ciência, a filosofia ou o simples desfrutar da existência encarnada e seus prazeres. 
      As pessoas têm dificuldades para entender a vontade de Deus porque as religiões, sem o Espírito Santo ou sem dar a ele a liberdade devida, convenceram o mundo que liberdade e Deus são conceitos inversamente proporcionais, onde há um, não há o outro. Na verdade o pensamento está certo quando relacionamos liberdade e religião, nesse caso, sim, onde há um não há o outro, pelo simples fato de que o melhor que o homem pode produzir em termos de religião é Lei, um conjunto de normas que diz o que se deve e o que não se deve fazer. Se há leis, não há liberdade, não liberdade completa. O evangelho, a nova aliança, veio justamente para encerrar a dispensação da lei mosaica (a 5ª dispensação, conforme o sistema teológico de Dispensações Bíblicas), a mais perfeita das leis pois foi a única revelada por Deus, assim substituir leis do antigo testamento por leis evangélicas não é o verdadeiro evangelho, é só a criação de uma nova religião, mesmo que baseada na moral cristã.
      Mas por que refletirmos sobre liberdade para respondermos a questão, religião ou Deus? Porque Deus é a única liberdade possível e viável para o homem, enquanto religião não é. Contudo, se liberdade tem seu preço, a inefável liberdade em Deus tem preços ainda mais altos. Preços para quem ou para o quê? Preços para abrir mão da vaidade e da insegurança humana, o grande custo para ser livre em Deus é não dar à religião, seja ela qual for, tanta importância. Não, você não precisa negar a religião, muito menos parar de frequentar igrejas cristãs, não é isso, Deus usa as igrejas cristãs, cada uma à sua maneira, existem muitos pastores bons, tementes a Deus, fiéis àquilo que entendem da Bíblia, coerentes, e amigos do Senhor. O ponto, contudo, é, Deus é maior, está acima, nele e só nele devemos confiar e só dele depender. 
      Isso parece fácil de dizer, muitos oram e cantam assim o tempo todo, mas é só serem confrontamos com uma situação onde sua reputação se coloca em jogo em relação àquilo que homens pensam deles, que a verdade vem à tona: religião é mais importante que Deus e o que o pastor pensa de mim, assim como a posição que tenho numa igreja, mais importantes que obedecer realmente ao Espírito Santo. Sacrificamos qualquer coisa para não perdermos a aprovação dos outros, se Jesus tivesse agido assim não teria sequer iniciado sua obra de redenção da humanidade. Ele não se importou com homens, com a religião oficial de sua nação, com os políticos e militares, e tenha certeza, teve que ir até contra a vontade de sua família, irmãos, pai e mãe, essa última, como ocorre em toda família, capaz de qualquer coisa para proteger por amor a seus rebentos. 
      Jesus encarnado foi manso, discreto, equilibrado e amoroso, mas também foi rebelde, revolucionário, pária, marginal, pelo menos na opinião de quem ditava as normas morais e religiosas de seu tempo. Mas foi tudo isso em Deus, e por isso foi livre, ninguém viveu com mais liberdade que Jesus, ninguém deu menos atenção à religião que ele, ainda que não desobedecesse leis e inspirasse os homens a fundarem a maior religião de todas, a Igreja Católica. Religião ou Deus? Uma pergunta parecida seria, liberdade ou escravidão? Ou mais, verdadeira espiritualidade ou só agradar a homens? A escolha é de cada um.

3ª parte do estudo “Religião ou Deus?”, postado entre os dias 3 e 5 de julho, veja no dia 6 de julho na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário