quarta-feira, julho 03, 2019

Novo Convertido e Religioso (Religião ou Deus? 1/3)

      Religião ou Deus, o que de fato queremos, o que de fato buscamos nas igrejas? Por favor, entenda certo esta reflexão, não estou generalizando nem julgando, apenas fazendo constatações sobre uma parte bem significativa da igreja cristã atual:

- dois tipos de pessoas conseguem permanecer em igrejas por algum tempo, o novo convertido e o religioso;
- dois tipos de pessoas não permanecem em igrejas por muito tempo, o imaturo e o que quer amadurecer.
      
      Pense comigo sobre essas duas constatações, veja se isso pode ajudá-lo de alguma maneira, mas só opine depois de ler todo o texto e entendê-lo. 

      “Dois tipos de pessoas conseguem permanecer em igrejas por muito tempo, o novo convertido e o religioso”, pensemos nos novos convertidos, e eis um motivo de porque muitos pastores hereges e gananciosos ainda têm igrejas para administrar, esses pequeninos de Deus, carentes de salvação, de libertação, de paz, e que, por um motivo ou outro, não têm outro jeito de conhecer o evangelho a não ser por igrejas, igrejas de homens. O amor de Deus é grande e voluntário, vai atrás da ovelha perdida, e acha um jeito de falar com a ovelha de forma que ela entenda, se renda e seja ajudada. Muitos que arrogam ser donos de ministérios, que se consideram intocáveis, poderosos e melhores, não sabem que Deus só permite que permaneçam em suas posições por causa dos pequeninos, novos convertidos que ainda carecem de que serem alimentados com leite espirituail. Infelizmente a maioria das igrejas cristãs atuais só podem fazer isso mesmo, dar o leite, são incapazaes de suprir cristãos crescidos com alimento mais forte.
      Assim podemos entender o segundo tipo de pessoa que pode permanecer por anos em igrejas, o religioso. Por favor, novamente peço, entenda bem, não estou generalizando, mas atualmente na maior parte das igrejas só permanecem nas igrejas, suportando o pecado no altar, a ganância de líderes e a heresia de falsos profetas, os religiosos. Religiosos são, usando mal um termo, os “anões” na fé, envelhecem mas não crescem, têm as almas idosas, mas espiritualmente ainda são crianças, e peço desculpas aos anões, usei o termo errado, anões são seres humanos, mesmo com suas características físicas peculiares, lindos e perfeitos, já os tais religiosos não são anões, mas monstros, pequenos e velhos, infantis mas arrogando sabedoria. 
      Entenda que usei o termo religioso vendo o pior dele, não como simples praticantes de religiões, mas como cristãos que ouvem a verdade do evangelho, já aprenderam sobre andar com novidade de vida, e ainda assim se acomodam com assistir cultos, respeitar autoridades eclesiásticas, praticar rituais, mas tudo de maneira mecânica e superficial, sem conhecer, experimentar e avaliar se todas essas religiosidades realmente mudam suas vidas para melhor. A triste verdade é que os maus religiosos, melhorando um pouco minha afirmação, fazem uma espécie de sociedade com mais líderes, como não querem crescer, continuam cativos a vários pecados, bem, maus líderes o são também porque querem permanecer presos a pecados para terem algum tipo de vantagem pessoal com a religião. Assim os maus religiosos sabem que seus líderes estão errados, mas eles pensam, “quem são eles para apontar o pecado dos outros se eles mesmos também andam em pecado?”, veja que é uma interpretação diabólica de um texto bíblico:

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Mateus 7.3-5

      O texto não nos orienta a manter o nosso pecado já que os outros, mesmo líderes, mantém os seus, o texto ensina a nos limparmos, mesmo que os outros não se limpem. Limpos podemos sim buscar líderes, igrejas e religiões igualmente limpas, limitados, sim, mas não com pecado escondido o tempo todo, no altar, na liderança, como se isso fosse o normal para uma igreja cristã. Só maus religiosos se acomodam com pecado no altar, com líderes gananciosos e com falsos profetas, porque desse modo eles mesmos não são confrontados, e pior que isso, podem ter cargos e honras nesses falsos ministérios, por anos, permanecendo dessa forma por anos em igrejas como muitas atuais, “paradas na fé”, “desviadas”, ajuntamentos sociais religiosos, mas não igrejas cristãs de fato. 

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5.29

      Mesmo o novo nascido, que se converte pelo poder da palavra de Deus que tem poder em si mesma, que inicia sua caminhada numa igreja errada, se seguir em comunhão com Deus perceberá que o lugar que está não é o melhor para continuar crescendo, natural e espiritualmente buscará um lugar melhor. Mas um conselho, busque sempre em primeiro lugar o caminho do diálogo, tente conversar com seus líderes se achar que algo está estranho, que não bate com a Bíblia. Contudo, não tema homens e confie em Deus, sem medo de sair de uma igreja e procurar outra em que sinta paz. Sei que isso pode ser complicado, principalmente para o novo na fé, mas é preciso ter coragem e ouvir a voz do Espírito Santo, antes que de homens. Nós sabemos que estamos obedecendo a Deus quando vemos em nossas vidas frutos de arrependimento, de libertação, de justiça, em paz. Lucas 3.8, exortação de Deus pela boca de um dos homens mais espirituais da Bíblia, João Batista, vai de encontro ao engano de muitos líderes religiosos: religião não salva, tradição pouco significa, o que nos diferencia são frutos dignos de arrependimento.

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.” Lucas 3.8

1ª parte do estudo “Religião ou Deus?”, postado entre os dias 3 e 5 de julho, veja no dia 6 de julho na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário