quinta-feira, julho 11, 2019

Viver o cristianismo, mas para quem?

      Penso que a grande maioria de nós passa muito tempo da vida querendo ser bom cristão, querendo praticar um cristianismo de qualidade, contudo, para as pessoas erradas. Bem, na verdade qualquer pessoa, incluindo nós mesmos, é errada, para ser nosso objetivo e motivo para ser um ser humano melhor, por várias razões. Em primeiro lugar porque a maioria das pessoas está ocupada com ela mesma, não com os outros, não nos iludamos, na verdade poucos dão a nós alguma importância e mesmo esses não nos conhecem com profundidade. Em segundo lugar porque ninguém é justo nem conhece de verdade a sinceridade dos outros, muitos nos julgarão para sempre por erros que cometemos no passados, mesmo que nos aceitem sempre nos julgarão para pior.
      A verdade é que devemos querer ser bons para Deus e para mais ninguém, só Deus pode nos mostrar o que é ser bom, como ser bom e finalmente nos recompensar de maneira misericordiosa pelo nosso esforço de ser bom. Isso parece fácil de escrever, mesmo de entender e de concordar, mas é muito difícil de se praticar, principalmente à medida que vivemos e somos confrontados com tanta falsidade, crueldade, falta de generosidade e distância humanas. Isso depende de uma vida realmente de fé, de crer no invisível, de esperar pela eternidade, de confiar em valores interiores, que os homens não veem, só Deus. 
      Toda essa realidade humana nos cansa, nos desanima, mas também nos revela mesmo de forma dura e dolorida que só Deus merece o nosso melhor, o nosso foco, a nossa sinceridade, a nossa boa vontade de realmente praticar um cristianismo de qualidade. Não para que os homens vejam, aprovem e nos honrem, não para que isso faça qualquer diferença para os outros, mas simplesmente para agradar a Deus, o altíssimo, o eterno, onisciente, onipresente e onipotente. Se não entendermos e vivermos isso de fato em um determinado momento de nossas existências aqui neste mundo, nunca viveremos um cristianismo genuíno, mas só seremos farsantes, interpretando papéis para uma plateia vazia e que não quer nos aplaudir, não com sinceridade, mas só nos escravizar. 
      Vivamos para Deus, em Deus e por Deus, só isso vale a pena e nos conduz em vitória e em esperança, motivados até o fim para sermos seres humanos melhores. Quem vive para Deus não desiste de ser cristão porque os irmãos não o amam como ele precisa, porque o pastor não o valoriza como ele quer, porque a igreja não é pura e verdadeira como o evangelho orienta que deve ser. Quem vive para Deus não desiste de ser um bom cristão no mundo, mas também dentro das igrejas, mas se importa somente com o que o Senhor pensa, quer, é e faz para ele. Não posso encerrar essa reflexão sem citar Hebreus 12.2-3:

      “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário