domingo, julho 28, 2019

O Espírito Santo orienta sempre

      “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”
      “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

João 14.16-17, 26-27


      “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Joel 2.28-29


      Sabemos disso, mas não usufruímos da segurança que isso nos dá, e portanto, temos dificuldades para retermos a paz. O Espírito Santo nos habita, ele é vivo, ciente, nos fala, e pode nos responder pronta e diretamente quando pedimos a ele orientação sobre algum assunto específico, ainda que seja algo simples e corriqueiro do dia a dia. Essa é a palavra de Deus que deve ter prioridade em nossas vidas, a palavra viva, renovada, atualizada e sempre verdadeira que Jesus mandou para nos ajudar, ensinar e consolar em nossas caminhadas neste mundo. Contudo, usufruir de fato desse privilégio implica em: 
  • vencermos a ociosidade espiritual, 
  • nos desvencilharmos da aprovação humana, 
  • nos libertarmos da tradição religiosa e 
  • equilibrarmos o controle intelectual que muitos de nós querem ter sobre a vida.
      Para termos intimidade com alguém precisamos conhecer bem esse alguém, sem vida de oração, de diálogo com Deus, não podemos ter intimidade com ele, assim, para aprender a ouvir e discernir a voz do Espírito Santo é preciso se dar ao trabalho de ouvir não só o ensino de outras pessoas, de não só assistir cultos, e mesmo de não só louvar, é preciso deixar a ociosidade espiritual e nos relacionarmos pessoal e profundamente com Deus. 

      A busca de aprovação humana também pode nos impedir de ouvir mais a voz do Espírito Santo, já que se confiarmos mais nos homens que em Deus, se acharmos mais importante sermos apoiados no plano físico, por pessoas que são vistas por pessoas, e não pela fé no Deus invisível, acabaremos deixando o Espírito Santo que nos habita em segundo plano. 

      A tradição religiosa protestante também pode extinguir o Espírito Santo, à medida que coloca os textos bíblicos como prioritários para nos mostrar a vontade de Deus para nossas vidas de maneira fria, como uma simples lista de mandamentos, atemporais e fora do contexto histórico. Neste momento é importante que eu deixe bem claro uma coisa, eu amo a Bíblia, a considero como sendo o livro mais importante do mundo para a humanidade de qualquer tempo, mas afirmo que seu real entendimento só pode ser adquirido debaixo da interpretação do Espírito Santo. O Espírito Santo é a palavra do Senhor no reino de Deus estabelecido pelo evangelho, acima de qualquer outra revelação ou registro escrito.
      Não existe na própria Bíblia um texto sequer que diga que nos últimos séculos teríamos um cânone de 66 livros que seriam a palavra final de Deus para o homem, o cânone foi reunido e selecionado por judeus, católicos e protestantes, por seres humanos, ainda que debaixo de um temor a Deus. Contudo, existe sim a promessa do Espírito Santo, veja os textos iniciais. Repetindo o que já disse outras vezes aqui, o termo “palavra de Deus” que mais existe na Bíblia se refere a um conceito que a nação de Israel tinha no antigo testamento, que se referia à Torá (relacionada principalmente ao pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia cristã), e na caso da velha aliança, onde a obra redentora de Cristo ainda não havia sido realizada e nem o Espírito Santo havia iniciado seu ministério permanente na Igreja, a palavra de Deus era, sim, um grupo de textos escritos.

      Por fim, outra coisa que nos impede de ter uma experiência mais direta com o Espírito Santo é o egocêntrico e humano controle puramente intelectual que muitos querem ter sobre si mesmos e sobre a religião, mas isso acaba sendo uma faca de dois gumes. Não há dúvida que, via de regra (e não generalizando), os melhores estudos teológicos são feitos pelos protestantes tradicionais não pentecostais. Por quê? Porque esses sabem usar uma área humana com inteligência, conhecem história, geografia, línguas antigas, religião, da Bíblia com profundidade e analisam tudo isso de maneira puramente científica, isentos dentro do possível de subjetividades. 
      É bom que seja assim, mas o que mais desvia o homem do pleno conhecimento de Deus é o extremismo, focar-se numa área e desconsiderar, ou mesmo demonizar, outra, isso nunca nos levará ao conhecimento de toda a verdade. Assim os mesmos intelectuais científicos que tão bem apresentam a Bíblia fecham-se em si mesmos, no intelecto humano, e perdem revelações espirituais só acessadas pelo fé e no Espírito Santo. (Mas ainda assim, eu, pessoalmente, prefiro as Bíblias comentadas por protestantes tradicionais que as de editoras pentecostais, via de regra e também não generalizando). 
      Essa disposição também impede muitos de terem a maravilhosa experiência da manifestação dos dons espirituais, ainda que os recebam na salvação e não saibam disso. Manifestação de dons espirituais é muito mais uma questão de libertação emocional que de atingir um nível espiritual mais elevado, eu creio assim, todos somos plenamente habilitados espiritualmente quando nascemos de novo e fomos selados com o Espírito Santo, alguns, contudo, por travas psicológicas que necessitam de cura, têm mais dificuldade para exteriorizar isso fazendo interagir Espírito Santo no espírito humano com alma e corpo humanos. Contudo, na maturidade existe não extinção do Espírito Santo, mas controle dele, de suas manifestações emocionais, principalmente em público.
      Os pentecostais, usando o termo mesmo de maneira estereotipada, ainda que buscando o melhor dele, buscam uma experiência direta com o Espírito Santo, e isso também pode ser uma faca de dois gumes. Eles têm acesso direto à ótica de Deus, contudo, na subjetividade da leitura, podem se confundir entre o que é voz do Espírito Santo e o que é só alma humana falando, e o coração humano pode ser bem enganoso, por isso tantas heresias nascem nesse meio. O ideal é o equilíbrio, saber usar a palavra registrada nos textos bíblicos, mas se ter uma intimidade com o Espírito Santo para que ele dê a palavra final, coragem espiritual com inteligência intelectual mais emocional e corpo sadios, eis a vontade do Senhor para todos.

      Prestemos muita atenção ao texto inicial do evangelho de João, Jesus encarnado dá a importância suprema e real ao Espírito Santo que ele enviaria para habitar sua Igreja de modo perene, assim, não diminuamos nunca essa importância. Ouvindo e obedecendo o Espírito Santo nunca damos “bola fora”, nunca agimos com estupidez ou com covardia, nunca falamos demais ou de menos, nem nos apressamos ou nos fazemos de irreverentes. O Espírito Santo sempre dá o tom adequado para que vivamos afinados com Deus, e sintonizados nele sempre estamos sincronizados com o mundo, com a vida, com o universo, para fazer e falar a coisa certa no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário