sexta-feira, julho 12, 2019

Vingança: retire-a de tua agenda

      “Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.” Romanos 12.14

      Todos nós desejamos, em algum momento de nossas vidas, sermos vingados, principalmente quando alguém age com muita injustiça para conosco, nos maltrando de maneira desproporcional, nos dando um mal que nós absolutamente não merecemos, não se dando ao trabalho de conversar conosco, de nos conhecer melhor, de nos dar uma chance, mas nos julgando mal e deixando em nós feridas difíceis de serem curadas. Mas o evangelho nos ensina de maneira clara que não devemos nos vingar, e mais que isso, que não devemos desejar vingança, mesmo que ela pareça justa, o evangelho nos ensina que o desejo de toda reação ao mal devemos entregar nas mãos de Deus para que ele aja da maneira que lhe aprouver. E Deus, o Deus da nova aliança, do novo testamento, que revelou sua vontade maior, melhor e eterna por Jesus, ele se vinga? Não, Deus não se vinga. 
      Alguns podem dizer, “mas na Bíblia existem muitos textos falando sobre Deus se vingar, mostrando homens de Deus pedindo vingança sobre seus inimigos”, bem, esse é só mais um motivo para que leiamos, entendamos e pratiquemos a Bíblia sob a ótica do Espírito Santo do novo testamento, e não pela visão que os escritores do antigo testamento tinham. Infelizmente, interpretando a Bíblia erradamente, muitos têm praticado um cristianismo no mínimo imaturo, e na pior das situações, herege. Repetindo o que tantas vezes já foi dito aqui no “Como o ar que respiro”, a Bíblia deve ser obedecida à luz do Espírito Santo do novo testamento, respeitando o contexto histórico, nunca ao pé da letra e muito menos sob a interpretação dos costumes do velho testamento.
      Se o homem não deve alimentar a vingança antes extingui-la totalmente, para o bem não do que fez o mal, mas do que o sofreu, e se Deus não se vinga, já que isso não faz parte da essência do altíssimo, existe alguém que se vinga sempre, proporcionalmente, no tempo certo, quem? A vida, ou o universo como dizem muitos, e ela faz isso debaixo de leis universais, imutáveis e que valem para todos, leis criadas por Deus. O bom cristão sabe disso, mas ainda assim não vive pensando ou querendo isso, contudo, sente, não alegria, mas temor de Deus quando vê a justiça sendo feita e o homem mal e irresponsável receber por aquilo que ele mesmo plantou. É triste, mas já testemunhei muitas vezes o “mundo dar voltas” e principalmente gente que zombou de cristão, ainda que naquele momento o cristão estivesse errado e debaixo de disciplina do Senhor, colhendo fruto amargo por ter feito um filho de Deus sofrer. Console-se em Deus, cada lágrima que você derramou Deus viu, a justiça será feita, mas perdoe e não pense em vingança, para o seu bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário