sexta-feira, dezembro 27, 2019

Jesus, acima de todo poder

      “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouroEfésios 1.20-21

      Nesta quinta parte do estudo sobre Jesus, cinco reflexões sobre o que o novo testamento fala a seu respeito. O texto inicial do apóstolo-teólogo Paulo coloca Jesus como o altíssimo, isso é definitivo para entendermos a excelência da obra de salvação de Cristo como seu poder maior sobre tudo, em todos os planos e tempos. Vou levantar aqui uma ideia com a qual nem todos os cristãos podem concordar, na verdade isso não faz muita diferença, mas vamos lá. Penso que muita coisa é proibida na Bíblia não por não poder ser realizável, não por não ser possível (já que se fosse impossível nem precisaria ser proibida), mesmo não por não ser verdadeira, mas simplesmente por ser desnecessária, perda de tempo, assim como perigosa e que pode expor as pessoas a riscos tão grandes quanto desnecessários. 
      Uma dessas coisas é a comunicação com o mundo espiritual, e não me refiro a orar expulsando demônios, essa pode ser a única coisa que a Bíblia nos autoriza a fazer com relação aos seres espirituais, e que basta. Sobre o diabo é necessário saber só que devemos evitá-lo e que podemos expulsá-lo no poder do nome de Jesus. Contudo, magos, esotéricos orientais, e principalmente a Cabala judáica, o esoterismo ocidental, que se propõe através da árvore da vida e suas dez sefirotes a comunicar-se com seres espirituais de todos os tamanhos e qualidades. Isso é mentira? Bem, em se tratando de fazer aquilo que a Bíblia orienta a não fazer, verdade e mentira se confundem, possuem limites tênues entre eles, e há de se ter muito preparo, conhecimento e trabalho para se chegar a algum lugar, ainda que seja um lugar abaixo do altíssimo. 
      Creiam, de tudo o que já estudei sobre religião e espiritualidade, Cabala foi a que mais me “perturbou“, mas como diz um princípio esotérico, “quando o discípulo está pronto o mestre aparece”, assim esse conhecimento não é pra qualquer um, aconselho veementemente que ninguém se aproxime dele, a não ser que esteja pronto, todavia, os que estão prontos são justamente os que mais podem ser enganados pelas astúcias mais sofisticadas do mal. Contudo, para que buscar supervisores, sub-gerentes, gerentes, diretores, vice-presidentes e presidentes, quando se pode ter contato direto com o dono da empresa, com o altíssimo? Como eu já disse aqui, altíssimo é meu adjetivo divino favorito, justamente por colocar Deus acima de tudo, mesmo de todas as sefirotes da árvore da vida cabalista estudada pelos que se acham os magos mais superiores e poderosos. 
      Por isso depois que se tem uma experiência real com Jesus nada mais interessa, basta, satisfaz, ilude, mas para isso é importante que se tenha uma experiência de fato e plena com Jesus, não só com religião e com os homens, indo muito além em oração, estudo bíblico, adoração, fé e comunhão com o Espírito Santo. Por Jesus temos acesso a Deus na luz, nela não existem enganadores, ardilosos, entidades com segundas intenções, Deus é puro amor, plena santidade, excelso poder, acima de “todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro“. O que vou dizer agora também não será entendido por qualquer um, mas podemos abrir mão de algumas coisas na Bíblia, de leis que o evangelho já superou, de preconceitos que o Espírito Santo não tem, mas jamais de Jesus.
      Depois de cumprir sua missão como homem salvador Jesus foi colocado num lugar especial e único, o mesmo que ele esteve desde o início dos tempos e do qual pôde criar todas as coisas como o verbo de Deus. Ame a Jesus, adore-o, tema-o, confie nele, entregue-se a ele, limpe-se em seu sangue e tenha autoridade em seu nome, caminhe com ele, ouça-o com atenção, aprenda mais e mais sobre como ele foi como homem, dê prioridade a esse conhecimento mais que a qualquer outro, mesmo bíblico. Quer idolatrar a alguém? Idolatre a Jesus altíssimo. Quer imitar alguém? Imite a Cristo. Deixe pra lá todo resto, podemos aprender muita coisa com muitos homens, mesmo não cristãos, com a sabedoria e a vida de tantos, mas Jesus é especial, ele nunca nos decepciona, Jesus é exclusivo, é o centro a Bíblia pela presença do Espírito Santo em nós para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário