segunda-feira, dezembro 16, 2019

Jesus, batiza com o Espírito Santo

      “E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.Marcos 1.6-8

      Para que uma palavra tão espiritual fosse entregue foi preciso que um homem absolutamente desprendido dos valores materiais a entregasse. O texto inicial estabelece um antagonismo muito forte, descreve um homem rude, um ermitão excêntrico, como dissemos nas outras reflexões, “vestido de pêlos de camelo e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre”, que revelava que os homens seriam batizados com o Espírito Santo de Deus, a essência do divino espiritual, Espírito que permaneceria no homem salvo para sempre. Um homem mau vestido e alimentado de forma natural no deserto, anunciava uma comunhão eterna entre o pai espiritual com a humanidade, é realista, é espiritual, é poético, é exclusivo do ministério de João Batista, mas revela o centro do melhor da vontade de Deus para os homens. 
      Mas se João Batista precede Jesus, isso não seria uma lição nos ensinando que só achamos Jesus de fato depois de nos colocarmos primeiramente como João Batista? Que só provamos o melhor do Espírito depois de negarmos a carne em todas as suas facetas? Contudo, muitos querem Jesus sem João Batista, isso é impossível. O resultado só pode ser um falso cristão, um herege, qua ainda acha que a prosperidade dos reis e príncipes do antigo testamento da velha aliança é o plano de Deus para os homens debaixo da nova aliança, seguindo mentiras como a teologia da prosperidade e outros triunfalismos materiais, não o genuíno evangelho espiritual de Jesus. O batismo em água (ou com água) de João, constituía uma metáfora do batismo no Espírito Santo (ou com o Espírito Santo) que Deus nos daria através de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário