sexta-feira, dezembro 13, 2019

Jesus, luz para iluminar as nações

      “Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.Lucas 2.25-32

      Simeão era um velho fazendo seu trabalho no templo, aquele que ele devia fazer há tanto tempo, ele nem devia se sentir mais vaidoso por isso, fazia porque era o que precisava fazer, cansado mas ainda fiel. O tempo escurece nosso corpo, nos tornamos mais lentos, pensamos devagar, vemos menos, contudo, aprendemos com ele a sermos mais focados, a nos preocuparmos com o que realmente vale a pena. Nessa simplicidade sábia da velhice, Simeão viu, enfim, a resposta de uma oração que ele fez por muito tempo, talvez por toda a vida, ele queria ver com os próprios olhos o Cristo do Senhor. 
      Oração respondida é oração que não é inventada, ainda que com fé, pelo espírito humano, mas é aquela que é revelada pelo Espírito Santo, se pedimos o que Deus quer que peçamos nossa oração será respondida, ainda que demore muito. Dessa forma, um velho viu a maior das luzes, Jesus, que iluminaria as nações, e por isso adorou a Deus. Simeão viu um homem feito? Não, viu ainda uma criança, então, como pode ver naquele pequeno o Cristo do Senhor, a luz de Deus? Viu pela fé revelada pelo Espírito Santo, o velho e já abatido fisicamente Simeão, tinha o corpo espiritual renovado e forte, esse não tinha se rendido ao tempo. 
      Que possamos ser todos assim, ainda que o corpo se enfraqueça, ainda que os olhos físicos percam a clareza, que nossos olhos espirituais se tornem cada vez mais precisos, mais atentos à luz das virtudes. Que saibamos reconhecer a verdade de Deus e o adoremos por isso, assim como que tenhamos discernimento para perceber, mesmo um resquício, da mentira do diabo e dos homens maus, e nos afastemos deles com sabedoria. Ser amigo dos bons homens e nos distanciarmos dos maus é segredo de vida iluminada, amar os bons ambientes, as boas conversas, aquilo que faz bem ao copo, à alma e ao espírito, amar a luz. 
      Infelizmente muitos fazem o contrário, e quem vê maldade no bom, com certeza inverterá os valores e verá bondade no mau, nas trevas não se tem referências. Quem é injusto com o fiel de Deus também será facilmente enganado pelas astúcias do inimigo e pelas palavras sedutoras dos egoístas e vaidosos, não tem jeito de não ser assim. Por outro lado, muitos das últimas gerações do mundo atual, tão espertos para verem tudo e depressa na internet, em imagem HD, nos celulares, nas redes sociais, estão acesos para tantas novidades e modas, mas não veem a salvação exclusiva e necessária de Cristo, a luz que ilumina as nações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário