quinta-feira, dezembro 26, 2019

Jesus, centro da Bíblia pelo embaixador Espírito Santo

      “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.Lucas 24.44-49

      Passado, presente e futuro são citados no texto inicial, unindo a Bíblia numa coesão que é o próprio Cristo, assim Jesus deixa bem claro que ele é o rei profetizado no antigo testamento, como temos acompanhado especialmente aqui no “Como o ar...” nessas reflexões de dezembro de 2019. Entre o livro de Gênesis e o de Malaquias, Jesus foi predito em muitos textos do cânone veo-testamentário, preparando não só os judeus, a nação de Israel, mas toda a humanidade para a vinda daquele que salvaria o mundo de maneira efetiva, e não passageira como pela velha aliança. 
      Por que é importante que entendamos isso? Porque as piores heresias não são aquelas que são negações claras de princípios bíblicos, mas são aquelas que colocam princípios periféricos, secundários da própria Bíblia, como seu centro. Essa estratégia herege é mais difícil de se combater porque está dentro do escopo bíblico, é bíblica, mas não é o mais importante, mesmo que seja algo válido para determinado contexto religioso, social ou histórico, não conduz o homem ao centro da vontade de Deus, pode até produzir bons religiosos e respeitados cidadãos, mas não cristãos de fato. 
      Aqueles que acreditam que a Bíblia em sua totalidade é um livro de regras a ser seguido em todos os tempos e lugares são presas mais fáceis dessas heresias, pois podem colocar tudo no mesmo patamar. Quando se dá o mesmo valor para tudo, diminui-se o valor de algumas coisas e aumenta-se o valor de outras. Quem não vê Jesus como o centro pode valorizar demasiadamente a fé, mandamentos da antiga aliança (como o sábado e o dízimo) assim como costumes sociais de um tempo, como diminuição do papel da mulher na família (sem falar de escravatura e sexualidade). 
      Todavia, harmonizando o texto, no final Jesus dá uma última orientação aos seus discípulos, a única que possibilitaria a eles colocar Jesus como o centro: o revestimento com o Espírito Santo. Sem o Espírito Santo é impossível fugir de heresias, elas serão invitáveis, porque mata o cristianismo e o deixa à mercê de interpretações intelectuais e emocionais de homens, ainda que haja sinceridade e diligência humanas, foi assim, é e sempre será. Repetindo o que dissemos aqui por todo o ano de 2019: o único embaixador oficial que Jesus deixou no mundo é o Espírito Santo.
      Não é a Igreja Católica, as igrejas protestantes, nem as evangélicas ou outras, embaixadores oficiais de Cristo, e quem argumenta que isso é algo muito subjetivo, que pode dar direito a qualquer um de dizer que fala pelo Espírito Santo por isso tem que ser ouvido como voz legítima de Deus, que diz isso duvida do próprio Cristo. Pelos frutos somos reconhecidos e quem tem o Espírito Santo dá realmente frutos agradáveis a Deus, que haja então critério de avaliação pela verificação da origem verbalizada, sim, mas casada com a qualidade dos frutos, coerência de palavras e prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário