domingo, dezembro 01, 2019

Jesus, verbo de Deus que tudo criou

      Começando hoje e indo até o último dia do mês de dezembro, compartilharei trinta e uma reflexões sobre Jesus, muitos títulos que a Bíblia lhe dá, tentando abraçar da melhor maneira possível a obra completa de Cristo no universo, no mundo, na humanidade, e em nossas vidas. O estudo é dividido em cinco partes. 

1ª oito reflexões sobre o que o antigo testamento profetiza sobre Jesus
2ª seis reflexões sobre o nascimento, a infância e o batismo de Jesus relatados nos evangelhos
3ª quatro reflexões sobre o ministério de João Batista relatado nos evangelhos
4ª oito reflexões sobre o ministério de Jesus também relatado nos evangelhos
5ª cinco reflexões nas cartas do novo testamento e no Apocalipse sobre Jesus

      “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gênesis 1.1-5

      “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1.1-4

      Muitos, mesmo cristãos, acham que apesar de Jesus ser Deus, ele só apareceu efetivamente quando encarnou, viveu, morreu e ressuscitou na obra de redenção da humanidade, contudo, Jesus é muito mais que isso. A criação do universo material e espiritual foi feita através de uma palavra de poder de Deus, no mundo espiritual a palavra tem muito, mas muito valor, ela não é só a expressão de algum pensamento e sentimento, como nós humanos achamos, seres humanos acostumados a dizer tanta bobagem sem pensar. 
      Uma palavra autoriza algo a acontecer, e nenhuma palavra volta vazia, para um bem ou para um mal ela sempre gera algo. Se é assim entre os homens, entre as criaturas, muitíssimo mais com o criador, a diferença é que Deus nunca joga palavra fora, se ele quer que algo aconteça ele fala, e se ele fala acontece. Por isso que muitas vezes quando oramos pedindo uma orientação do Senhor sentimos um silêncio, mesmo o silêncio de Deus tem significado, significa que ele não fará nada, pelos menos não naquele momento, mas o Espírito Santo gracioso ainda assim nos consola. 
      Em vários textos bíblicos entendemos que Jesus é o verbo de Deus, quando Deus quis criar o universo a palavra que ele usou era a própria pessoa de Jesus, Jesus é o verbo de Deus, isso é, uma palavra viva e poderosa que cria algo. Deus cria através de Jesus, sempre foi e sempre será assim, mas além disso Deus também salvou a humanidade encarnando esse verbo, por isso Jesus é tão especial, muito mais que outros líderes religiosos, Jesus é o verbo de Deus, e o cristianismo a única maneira de salvação para o homem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário