terça-feira, dezembro 03, 2019

Jesus, o cetro não se arredará dele

      “Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.Gênesis 49.8-12

      O texto inicial é parte da bênção que Jacó deu para seus filhos próxima a sua morte, Judá teve uma bênção especial. O reinado de Davi foi profetizado? Sim, mas também o reinado espiritual de Jesus, “até que venha Siló” pode ser interpretado como um governador humano terá poder até que venha um governador maior, espiritual. A palavra profética usou várias metáforas, o uso do animal leão é a mais forte. Leão é dito ser o rei dos animais, ele reune várias qualidades, força, velocidade, mas também beleza. 
      Alguns animais são ferozes, mas são feios, outros são belos, mas não são tão fortes, outros ainda são rápidos, mas são fracos, o leão é tão belo quanto forte e rápido, um animal majestoso. A palavra de Jacó diz que Judá prevaleceria sobre seus irmãos, os lideraria, isso seria para sempre, “o cetro não se arredará de Judá”, além disso venceria seus inimigos honrando não só seu nome, sua tribo, mas toda a nação de Israel. A frase “ele amarrará o seu jumentinho à vide” nos lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21.7), e vide nos arremete à comunhão de Jesus com a igreja (João 15.5). 
      Mas a frase final, “os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite”, chama a atenção. Vinho é figura de alegria e prosperidade e dentes brancos pode ser de beleza e pureza, Jacó com certeza prevê o reinado de Davi, mas o Espírito Santo vai além, nos fala de Jesus em suas palavras. Lendo a Bíblia entendemos como toda a linha genealógica que começa em Abraão e chega a Jesus é guardada e cuidada de maneira especial, passando por Jacó, Judá, Calebe, Davi, Salomão e José, esposo de Maria.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário