quarta-feira, dezembro 18, 2019

Jesus, o cordeiro de Deus

      “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1.29

      Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, toda a vontade de Deus para os homens está resumida nessa frase. Entendê-la é entender o evangelho, entender o evangelho é entender a Deus, e não só mais uma religião ou conceitos morais de tolerância, justiça e amor cristãos. Se a relevância da palavra cordeiro não for entendida, não haverá salvação, assim não haverá consciência de pecado e muito menos o direito de se ter a presença do Espírito Santo. Sem o Espírito Santo não há luz, não há verdade, não há espiritualidade, ainda que haja moralidade, experiências com seres espirituais e conhecimento profundo de doutrinas, de teologia, de textos sagrados etc. 
      Fico imaginando João Batista, exercendo seu ministério, pregando, batizando, com coragem, em alto e bom som, ver Jesus se aproximar e dizer a frase acima, sem perder seu tom, sem se sentir menor, mas ainda assim declarando a importância e excelência do messias. Ele sabia exatamente o que a frase significava: os homens não precisarão mais sacrificar animais cordeiros, de tempos em tempos, para receberem purificação de seus pecados, bastará a eles que aceitem a Jesus como o cordeiro de Deus, que tirou os pecados de todo o mundo uma única vez com sua morte na cruz. Mas mais que isso, sua ressurreição e partida autorizará a vinda do Espírito Santo que morará para sempre nos corações dos salvos. 
      Quem não sente dor pelos próprios pecados, não quer deixá-los, mas quem quer deixá-los entenderá que só através de Jesus isso é possível, e quem aceita Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado, recebe o Espírito Santo e passa a ver tudo de maneira diferente. Não, isso não é feito por doutrinação em igrejas através de homens, os homens ajudam, são usados, mas quem faz a obra transformadora e real é o Espírito Santo, quem entende o mistério de Cristo, o cordeiro de Deus, prova isso. Jesus, na simbologia do cordeiro animal da antiga aliança, foi o cordeiro puro oferecido sem mácula para morte, só ele, mais ninguém, teve essa experiência, tem esse poder, e pode salvar o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário