quarta-feira, dezembro 11, 2019

Jesus, o Cristo

      “Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” Lucas 2.8-14

     Os pastores, o que tinha de especial essa classe de trabalhadores para que o anjo do Senhor viesse sobre eles na madrugada e lhes desse uma notícia tão importante em primeira mão? A princípio, quando tentei interpretar o texto, pensei que os pastores tinham sido escolhidos para que pudessem espalhar a notícia com mais eficiência, mas um estudo mais profundo sobre eles em seu tempo e espaço, revela que suas palavras não eram muito consideradas, assim entendi outra coisa. 

      “Os animais para serem usados para o sacrifício, no templo, eram guardados a céu aberto, mesmo no inverno. A presença de pastores ao ar livre não prova que Jesus tenha nascido num período quente do ano. Os pastores eram uma classe desprezada porque seu trabalho os impedia de observar a lei cerimonial e, como eles se movimentavam por todo o país, era comum serem considerados como ladrões. Não eram considerados dignos de confiança e não eram aceitos como testemunhas nos tribunais.” (Bíblia de Estudo de Genebra, sobre Lucas 2.8 na pagina 1184)

      Jesus em nenhum momento apareceu para ser famoso e respeitado, seu ministério sempre foi perseguido e só o entenderiam os que cressem, apesar de tudo o mais dizer o contrário. Assim, o conhecimento maior do evangelho e a experiência de seu poder redencionista tem o humilde, o muitas vezes desprezado, que não é entendido nem honrado pela sociedade, a despeito de estar desempenhando um trabalho honesto e importante. Deus dá o “furo de reportagem” aos pastores para honrá-los, mostrando desde o início como seria o ministério de Cristo, seu público alvo, digamos assim, os pobres e marginalizados, e que honra tiveram os pastores. Deus não só revelou detalhes sobre o menino na manjedoura, como proporcionou aos pastores um espetáculo sem igual no céu, uma multidão dos exércitos celestiais louvando o Cristo que nasce. 
      Seja como for, é importante que aceitemos que Deus sempre avisa, ele nunca faz nada sem informar, assim ninguém poderá dizer no final que fez algo ou deixou de fazer algo porque não sabia, porque não foi avisado. Contudo, temos que entender que Deus faz isso do seu jeito, e o seu jeito é sempre o melhor jeito. Deus pode usar quem menos esperamos, e sempre nos enganamos quando deixamos que a arrogância e a vaidade dominem nossas almas, assim, equivocados, podemos ficar cegos, desprezando alguém que Deus esteja querendo usar para nos falar algo muito importante. Talvez, um tempo depois, alguns tenham dito, “mas o Cristo nasceu e nós nem ficamos sabendo”, ficaram sim, pela boca dos pastores, mas talvez esses que alegaram falta de informação tenham desconsiderado a informação porque estava sendo dada por reles pastores, uma classe tão menor na sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário