sábado, dezembro 28, 2019

Jesus, opera em nós sua vontade

      “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.Filipenses 2.13

      Eis um dos versículos sérios e profundos da Bíblia, muitos o leem e não se atentam à sua importância, outros o vulgarizam em subjetividades tão irresponsáveis quanto insanas. Muitas coisas são necessárias para se viver o versículo inicial de forma consciente, sim, de forma consciente, porque muitos, principalmente os mais novos na fé, dos quais o Senhor cuida de forma diferenciada como nós de nossas crianças, o vivem ainda que sem saber. Contudo, à medida que crescemos Deus nos ensina a fazer escolhas que antes ele fazia por nós, assim as coisas não darão mais certo como antes, mesmo que não fizéssemos tudo certo, Deus cobra de adultos espirituais responsabilidades de adultos espirituais. 
      Mas como vivenciar um caminho onde naturalmente o que sentimos, pensamos e consequentemente dizemos e fazemos, é a vontade melhor de Deus? Isso é feito à medida que damos liberdade para o Espírito Santo, ao qual só temos direito pelo nome de Jesus, essa é uma experiência que muitos personagens famosos do antigo testamento não tiveram, visto que estavam debaixo da lei e não da graça. Por isso Jesus disse sobre João Batista que os menores no reino de Deus seriam maiores que ele, ainda que ele tenha sido o maior profeta que o mundo viu (Lucas 7.28), no reino de Deus estabelecido por Cristo mora para sempre nos homens o Espírito de Deus. 
      Se fôssemos mais crentes de verdade, mais obedientes, mais tranquilos, mais pacientes, menos afoitos e vingativos, mais santos, poderíamos experimentar a lição maravilhosa do texto inicial o tempo todo, assim nossas existências teriam sempre sentido, seriam sempre úteis para Deus, não para nós mesmos, para os homens ou para as religiões. Seríamos como Enoque ou como Elias, andaríamos com Deus de uma maneira que um dia as pessoas não mais nos veriam, pois simplesmente Deus teria nos arrebatados ainda vivos na carne para estar com ele para sempre, e creia, temos muitos mais capacidade espiritual para isso que Enoque e Elias.
      Ainda que sejamos selados para sempre com o Espírito Santo e purificados não com sangue de animais, mas com o sangue de Cristo, o cordeiro de Deus, vivemos os últimos tempos (ou só o começo deles), e nesses tempos a humanidade começa a envelhecer, se a considerarmos como um só ser desde início de sua história. Velha ela esfria o coração, esquece dos bons momentos, se torna amarga e egoísta, ainda que já tenha provado tanto da graça de Deus. Deus livrou a humanidade várias vezes de um fim terrível, seja na antiguidade, seja na idade média, seja nos tempos mais modernos, livrou para que ela pudesse conhecer a Jesus e ser redimida, mas ainda assim elas se afasta de Deus. 
      A voz que clama no deserto hoje não é a voz das denominações cristãs, mas a voz do Espírito Santo, essa pela boca (física e virtual) de profetas solitários e não reconhecidos, quem tiver cuidado achará essas vozes e as ouvirá, de modo que se preparem melhor para os tempos terríveis que vivemos e que vão ainda piorar muito. Aos simples e humildes fica a palavra inicial, “Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”, Deus está conosco, nos orientando em tudo, nas coisas grandes mas também nos detalhes, de maneira que construamos uma vida debaixo de suas asas, onde acharemos proteção e provisão nos piores tempos que estão por vir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário