quinta-feira, dezembro 19, 2019

Jesus, a água da vida

      “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.João 4.14

      Nesta quarta parte do estudo sobre Jesus, oito reflexões sobre seu ministério, os vários títulos que ele recebeu nos evangelhos. Comecemos por Jesus sendo o que dá uma água diferente, a água da vida, mas mais que isso, ele mesmo é a própria água da vida. Água natural é fundamental para que o ser humano e outros seres sobrevivam, contudo, esse líquido precioso, superior a qualquer outro, ainda que possa ser misturado e usado para vários fins, para desempenhar sua melhor função deve ter certas características. 
      A coisa mais fantástica e reveladora sobre as melhores características da água é que ela é melhor quando é mais transparente, mais sem gosto, mais sem cheiro, resumindo, sua pureza reside em sua limpa discrição, em sua natureza sem aditivos artificiais, nada além daquilo que o melhor da natureza pôde produzir. Sim, sucos são deliciosos, adoçar e misturar à água outros sabores produz bebidas gostosas, contudo, quando estamos com sede, o que mais nos satisfaz é a água, límpida e fresca.
      O diabo, as religiões, os homens, oferecem muitas bebidas para saciarem a sede espiritual do ser humano, algumas mais simples, outras mais sofisticadas, algumas novas, outras envelhecidas, algumas baratas, outras caras, como os vinhos, os destilados, os refrigerantes etc. Só Jesus, contudo, pode dar a pura água espiritual, ninguém mais, e essa bebida nada mais é que a própria presença de Deus vivendo nos seres humanos através do Espírito Santo. Jesus é a água limpa e na temperatura certa, nem congelada, nem fervendo. 
      Essa bênção exclusiva não pode ser comprada, trocada, barganhada de nenhuma maneira e por bem algum, seja material ou espiritual, ela é dada gratuitamente por Deus quando aceitamos Jesus como único e suficiente salvador e Senhor, e então recebemos a moradia eterna do Espírito do altíssimo em nós. Essa água é poderosa, ainda que sejamos limitados para rete-la, visto que temos que tomá-la todos os dias na vida encarnada, ela nos dá o gosto da eternidade e muda nossas vidas para sempre. 
      Depois que provamos da água de Jesus pela primeira vez voltamos a ter sede? Sim, voltamos, enquanto no plano físico sempre teremos uma sede insaciável em nossas almas. Mas o texto inicial diz que não teremos mais sede? Não temos sede enquanto seu efeito está sobre nós, e sentimos uma satisfação única, que nada no universo físico e espiritual pode nos dar. Contudo, o efeito é temporário, para que andemos dependentes do Senhor sempre, é assim porque é providência divina, e é assim a partir do momento que provamos da árvore do conhecimento do bem e do mal.
      Todavia, e esse é o grande diferencial da água da vida de Cristo, depois que provamos dela pela primeira vez nunca mais acharemos satisfação em outro líquido, seja ele qual for. Depois que o gosto da vida eterna entra em nossos espíritos eles desejarão dessa água para sempre, nunca mais acharão prazer maior, sentido de vida, em outra bebida espiritual ou material. A água de Jesus não só mata a sede, mas transforma o espírito, que adquire nova vontade, a vontade de ser igual a Jesus. 
      Isso é a razão de porque os realmente novos nascidos, convertidos, selados com o Espírito Santo, podem passar por muitas coisas nesta vida, errarem muito, mas nunca de fato se desviarão, ou pararão na fé, como dizem outros, ainda que não façam parte de igrejas e denominações sempre acharão na comunhão do Senhor o melhor lugar para se estar. A verdadeira água da vida de Cristo jorra para a eternidade, dá frutos de justiça que durarão para sempre, e que levarão o homem sempre para mais perto de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário