segunda-feira, dezembro 02, 2019

Jesus, feriu a cabeça da serpente

      “Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3.14-15

      “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.Apocalipse 20.2

      A salvação através de Jesus não foi um plano demorado, como que uma exceção de Deus para consertar o erro dos homens, na Bíblia a promessa de alguém que feriria a cabeça da serpente aparece logo no início. Sendo a serpente a figura do diabo, e o animal que foi possuído pelo mesmo para tentar o ser humano, a semente da mulher, predita em Gênesis, é Jesus. Por que semente da mulher e não do homem? Porque o pai de Jesus homem foi Deus, ele foi gerado no corpo de Maria mulher, humana, através de uma obra milagrosa e sobrenatural do Espírito Santo. 
      Foi assim para que Jesus fosse concebido sem pecado, puro, não recebendo de um pai homem, humano, qualquer herança de erro. Jesus tinha que ser um sacrifício puro para que tivesse a eficácia que teve, por isso nasceu, viveu e morreu e ressuscitou sem pecado. Mas a Bíblia citar Jesus como a semente da mulher e não do homem, tem mais significados, alguns misteriosos, mas eu penso que foi também uma maneira da mulher ser consolada, aquela pela qual na figura mítica de Eva entrou o pecado no mundo também seria o canal para que o pecado fosse anulado. 
      Todavia, assim como a mulher foi honrada, o diabo foi humilhado, ele seria destruído por um descendente da mesma humanidade que ele achou ter destruído. A mulher também pode representar a igreja, sob esse ponto de vista o diabo sempre estará em guerra com a mulher, a igreja, os filhos de Deus de todos os tempos e raças, salvos por Jesus e selados pelo Espírito Santo, e não uma igreja específica, seja católica, protestante ou evangélica. Outro detalhe da profecia de Gênesis sobre Jesus é que a semente da mulher feriria a cabeça da serpente. Por que foi citada essa parte específica do corpo do animal? 
      Em primeiro lugar é preciso entender porque Deus permitiu que o diabo possuísse uma cobra e não outro animal, bem, isso tem vários significados espirituais, significados que os esotéricos se aprofundam bastante. Uma cobra é um animal com um físico interessante, ela tem um longo corpo, que parece igual e desproporcional, não tem patas ou mãos. Alguns dizem que essa aparência atual da serpente é a que ela ganhou como castigo por ter sido possuída pelo diabo, e que antes ela poderia ser diferente, não repugnante como é hoje, mas mais bonita e sedutora, como o próprio diabo sempre se apresenta a princípio.
      Mas a cobra tem uma cabeça certeira, nela se concentra sua arma mortal, dentes venenosos que inutilizam uma presa só com uma mordida, depois que a mordida é dada e o veneno entra no organismo, a cobra abraça sua presa e começa a digeri-la, lentamente, por inteiro. Ela não tira pedaços como um grande felino, isso tudo nos oferece muitas metáforas da ação espiritual do diabo. O caduceu com as serpentes não é sem motivos um símbolo mágico tão importante. Vamos revelar esses mistérios.
      O longo corpo, sinuoso e hipnótico ao se mover, são as artimanhas do diabo, podemos correr o risco de nos iludir com ele e nos esquecer da cabeça, onde está o perigo. Por outro lado, mesmo para anular o diabo, não podemos tentar bater no corpo, mas cortar direto a cabeça. Com o diabo não se conversa, não se argumenta, não se tenta tirar informações dele, ele é puro engano, o diabo se anula, com o poder no nome de Jesus acertando diretamente sua cabeça. Jesus é a semente da mulher que pisa na cabeça da serpente. 
      Devemos, todavia, ter muito cuidado neste mundo, como uma serpente o diabo pode estar escondido entre as pedras, na sujeira desse mundo. Andemos com sabedoria, com temor a Deus, pois ainda que ele seja baixo, rasteiro, pequeno, pode ser mortal, mordendo uma parte nossa que descuidamos, acertando nosso ponto mais fraco, que é justamente nossos pés, que precisamos para nos mover na Terra, por entre os homens. Contudo, se formos cautelosos, matamos a serpente com os pés, sem que tenhamos que tocar o diabo sujo de alguma maneira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário