domingo, dezembro 22, 2019

Jesus, a videira verdadeira

      “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.João 15.5

      A palavra chave do ensino do texto inicial é “ligados”, novamente com videira, seus galhos e seus frutos, outra simbologia perfeita do mestre das parábolas e metáforas, Jesus Cristo, que além de tudo tinha uma didática única e eficiente para ensinar aos homens de todos os tempos e lugares a vontade de Deus. Isso é uma das muitas coisas que fazem os textos bíblicos especiais, melhor que qualquer outros textos sagrados, a Bíblia é simples e profunda, ninguém precisa ser mestre ocultista ou teólogo erudito para entender o conhecimento mais profundo sobre o mundo espiritual necessário ao homem para ter comunhão com o altíssimo. 
      Vide é um braço da videira, essa é a árvores que produz uvas, uva é um fruto bastante citado na Bíblia, seus significados podem ser alegria, prosperidade, ligados mais ao vinho no antigo testamento, mas no novo testamento está ligado a Jesus e a seu sangue, que perdoa, que limpa, que cura. A frase “sem mim nada podeis fazer” deixa claro a necessidade que temos de estar ligados a Jesus para que possamos viver o evangelho, isso é enfatizado por dois motivos. Em primeiro lugar porque compromisso com Deus é algo que se firma e se renova todos os dias, em segundo lugar porque temos a tendência de fazer as coisas do nosso jeito e a esquecermos que dependemos de Deus. 
      Quem acompanha o “Como o ar...” sabe que frequentemente digo que o ser humano é limitado para reter a presença de Deus, ainda que ela seja eterna nos novos nascidos, nos salvos, sua interação com nossos sentimentos e pensamentos, e a consequente exteriorização disso por palavras e atitudes, é limitada. Assim, nossa experiência é bem parecida com a do maná que os israelitas receberam durante a travessia do deserto, Deus dava o misterioso alimento todos os dias mas ele não podia ser armazenado, se guardado de um dia para o outro estragava. O Espírito Santo não “estraga”, mas nós podemos estragar com o tempo os sentimentos e pensamentos que ele deixa em nós.
      Tentar acumular experiências antigas pode nos levar à idolatrias e construção de ritos, que depois podem ser usados como tradições mágicas sobre as quais aliamos poder não por ser uma nova experiência com o Deus vivo, mas só por ser uma lembrança, uma encenação de uma experiência velha. Precisamos buscar o Senhor todos os dias para termos novas experiências que nos alimentarão por mais um tempo, assim temos que andar sempre ligados a Jesus, renovando isso todos os dias. Ainda assim temos que resistir à tentação de querer fazer as coisas do nosso jeito, principalmente quando já temos alguma experiência com Deus e algum tempo em igrejas. 
      Os que estão mais em cima são os que são mais tentados e os que caírem de lá despencarão de alturas maiores causando prejuízos maiores, não só para si mesmos, mas também para os outros. Jesus é a videira verdadeira, só ligados a ele permanecemos vivos e damos frutos, doces e que permanecem. Os galhos secos, contudo, ainda que aparentemente ligados à videira, são cortados e queimados, para que novas mudas possam crescer. Eu entendo disso que cristãos de fato salvos não perdem a salvação, mas se estiverem infrutíferos podem ser disciplinados e perderem tempo, terão uma segunda chance mas terão que voltar ao início para que possam frutificar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário