terça-feira, dezembro 31, 2019

Jesus, nele habitaremos para sempre

      “E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.Apocalipse 21.22-27

      Encerro com esta reflexão as trinta e uma sobre Jesus, compartilhadas aqui, neste mês de dezembro de 2019, para isso uma palavra final do livro de Apocalipse de João evangelista. O céu não é descrito como um lugar em que Jesus está, mas como sendo Jesus o próprio lugar, e mais, sendo tudo o mais que precisamos para sermos felizes por toda a eternidade. Jesus é o templo perfeito e é a luz eterna, nesse lugar viverão para sempre os inscritos no livro da vida do Cordeiro, uma cidade sem portas porque não precisará ser fechada para estar protegida do inimigo, onde todas as nações, todas mesmo, incluindo essas que tanto brigam nesse mundo, estarão unidas e adorando a Jesus. 
      Todos nós já tentamos imaginar como será o paraíso celestial, João o descreveu com as figuras que ele tinha na mente em seu tempo, mas penso que será muito, mas muito mais que isso. Ainda hoje, se recebêssemos a mesma visão de João, nós a descreveríamos de outra maneira, ainda mais com todas as imagens absurdamente fantásticas que foram impressas em nossas mentes pelo filmes norte-americanos, com todos os efeitos especiais disponíveis atualmente. Mas o que o livro de Apocalipse registrou basta, no tempo em que foi escrito e por quem foi, a providência divina é sempre perfeita, eu creio. 
     O grande diferencial, contudo, que temos que entender para vislumbrar o céu é que nele não teremos o corpo físico que temos hoje, e principalmente, com toda a carga emocional enferma e negativa que tanto nos aflige. Lá também não sentiremos as necessidades carnais que tanto nos atormentam, tanto as prazerosas, como desejo sexual, apetite e sede, quanto as doloridas, como cansaço, sono, tédio. Se nos imaginarmos sem o peso do corpo físico o que sobra é a nossa alma pura, mente e coração, mais o espírito sopro de Deus, mas isso tudo numa interação plena com o Espírito Santo num novo e eterno corpo, sim, teremos corpo, não seremos só pedaços de energia soltos e disformes.
      Eu penso também, e isso é uma visão minha, não existe nada na Bíblia que comprove isso, que nossa aparência será aquela que tínhamos em nossa idade mais madura e ainda não envelhecida, por volta dos trinta anos, nossa melhor idade, se for isso não nos surpreenderia o fato de Jesus ter morrido aos trinta e três anos. Penso que os que morreram ou que foram arrebatados mais velhos, rejuvenescerão, e os que foram mais novos, envelhecerão, mas todos seremos homens e mulheres perfeitos e lindos, sem defeitos e todos muito felizes. No céu entenderemos de fato que a beleza interior é a que importa, a que nos ilumina e nos faz especiais, e todos somos especiais para o Senhor. 
      O ponto sério do texto inicial, contudo, é “inscritos no livro da vida do Cordeiro”, temos certeza que estamos inscritos nesse livro? Eu tenho? Sempre acho que seremos surpreendidos por muita coisa de Deus, muitos que achamos que estariam no céu não acharemos, e muitos que não esperávamos ver, encontraremos, a verdade de cada um só Deus sabe, e muitas relevâncias feitas por religiosos, não representam muita coisa no critério divino. O segredo é andar com boa sinceridade, com temor a Deus, nunca julgando mal ninguém e acima de tudo olhando para Deus, não para os homens. Façamos tudo o que podemos para sermos dignos, mas andemos em paz e confiando só no Senhor Jesus, ele sabe quem somos, nos entende, nos ama, nos ajuda, e é o único que sempre está conosco nos piores e melhores momentos, assim será para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário