segunda-feira, dezembro 09, 2019

Jesus, seu reino não terá fim

      “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.Lucas 1.30-33
 
      Nesta segunda parte do estudo sobre Jesus, seis reflexões sobre o nascimento e infância de Jesus relatados nos evangelhos, comecemos pela anunciação que o anjo fez a Maria. Sim, Maria era uma mulher especial, muito especial, se Deus a escolheu foi porque achou nela qualidades que outras não tinham. Que qualidades? Fé, com certeza, fé e confiança em Deus, ela aceitou a palavra do anjo e não se rebelou, ainda que sabia que ficaria grávida sem ainda ter se casado oficialmente, sem que o pai fosse um homem conhecido, isso com certeza criaria para ela algumas inconveniências sociais. Maria venceu esses temores porque cria e confiava em Deus acima de tudo. “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele” (Marcos 6.3), mas no decorrer de sua vida, mesmo depois de ter estabelecido família com José e de ter tido outros filhos com ele, conforme o textos bíblicos, na maneira natural, Maria era sábia, discreta e sempre mãe. Mãe de quem? Dos outros filhos e de Jesus homem, e isso é importante frisar, Maria não adquiriu qualquer poder espiritual pelo fato de ter gerado pelo Espírito Santo a Jesus, ela foi só uma mulher até sua morte, e depois, na eternidade, só mais uma mulher dentre todas as da humanidade, de todos os tempos e nações. Maria não pode interceder pelos homens diante de Deus, Maria não tem qualquer poder diferente diante do pai espiritual, e muito menos alguma proeminência sobre Jesus filho e espiritual que se tornou depois que ressuscitou e subiu aos céus. Jesus é único, e Maria sempre soube disso, por isso foi escolhida, tanto qua nunca se intrometeu no ministério do filho enquanto ser humano encarnado. 
      Maria era discreta, e os registros de suas aparições depois que Jesus iniciou seu ministério, até sua morte, são poucos e esclarecedores. “Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração“ (Lucas 2.19), essa passagem é logo do início, da infância de Jesus, amo esse versículo, me parece revelar a Maria discreta, consciente de seu papel e nunca querendo aparecer demais, esperando sempre em Deus o cumprimento de sua palavra. “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.“ (João 19.25-27), ainda em extrema dor, Jesus honra sua mãe, não a desampara e entrega-a ao amado discípulo João para que esse cuide dela. Maria nos parece nesse versículo ser só mais uma, mais uma Maria, já que três são citadas no texto, mas isso não menospreza Maria, só a define ainda mais como só um ser humano que apesar de ter sido escolhido por Deus pelas virtudes, não exige nada por isso, interage com a realidade, mesmo a mais dolorida, com humildade, com simplicidade. Que exemplo para todos nós, Maria foi única. 
      Encerrando essa pequena reflexão sobre Maria, o texto inicial faz com que nossos olhos se voltem para o poder exclusivo de Jesus, que não pode ser dividido com ninguém, nem com Maria. Dividir, ou pior que isso, colocar o poder de Jesus abaixo de Maria, é a maior das heresias, é afrontar a Deus, é tirar de Jesus a eficiência e plenitude como salvador único da humanidade. Conhecer a Jesus como filho do altíssimo, não como filho de Maria, já que Maria foi só um precioso instrumento usado para que o filho de Deus encarnasse, é entender que ninguém mais tem o poder que ele tem, e que aliar algum poder a outro que não seja Deus pai, filho e Espírito, é afastar-se da verdade divina, é seguir o diabo que sempre tem interesse em diminuir o poder do único que pode destrui-lo, Jesus. Cada vez que um ser humano recebe o status de “santo” pelo Vaticano, o diabo se alegra, e o poder de Jesus, diante do mundo, é diminuído, eu disse diante do mundo, não diante de Deus, diante de um mundo que gosta da mentira, da ilusão, do diabo, de ídolos, e não de Jesus, de Deus, do Santíssimo Espírito. Não tenho medo de falar isso aqui neste espaço, ainda que ame os católicos, que conheça muitos católicos sinceros e virtuosos, ainda que eu não vá sair por aí quebrando altares e imagens, essa violência não é de Deus, de Deus é a verdade e ela prevalecerá, no tempo certo. O reino sem fim de Jesus será o reino da verdade maior sobre tudo, glórias a Jesus por isso! 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário