segunda-feira, dezembro 23, 2019

Jesus, voltará para julgar

      “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.” Mateus 25.31-33

      Já foi dito que se Jesus tivesse nascido, vivido, morrido e ressuscitado sem pecado, e não tivesse feito mais nada, sua obra principal já teria sido feita, a humanidade já teria sido salva por ele. Não precisaríamos ter nenhum texto sobre seu relacionamento com as pessoas, seu testemunho de vida como homem, sua sabedoria superior, e muito menos registros sobre os milagres sobrenaturais que ele fez. Muitos podem argumentar, “mas os milagres foram necessários para que ele mostrasse que era Deus encarnado”, sim, foram necessários, para que os incrédulos cressem que ele era Deus, quem crê de fato não precisa ver, como bem aprendeu Tomé. Bastaria a Jesus um único milagre, sua ressurreição dos mortos após o terceiro dia, e lembremos que Jesus disse isso em Mateus 12.39-42, usando o profeta Jonas como figura de seu fim. 
      Mas os evangelhos registraram muito mais que o principal, Jesus fez muito mais que o principal, para o nosso bem. Todavia, o mais importante desses registros deveria ser para nós o ensino de como devemos viver entre os homens e não como podemos fazer milagres e maravilhas. Milagres e maravilhas, repito, ao meu ver, não são para os mais espirituais, ainda que tantos pensem assim, preguem assim e gostem de ouvir que é assim, talvez porque não queiram enfrentar suas realidades com humildade e misericórdia e desejem que seus problemas sejam resolvidos de forma sobrenatural. Sim, pelo menos aos nossos olhos, alguns problemas só parecem ter solução com milagres, e podemos sim, ainda nos tempos atuais, quando a ciência é o maior milagre que pode resolver muitos problemas humanos, experimentar milagres. 
      Contudo, muitos só creem num Deus grande quando veem grandes coisas materiais e sem explicação natural sendo realizadas, querem o Cristo que levanta mortos e não o que perdoa pecados como também nos ensina Mateus 9.4-9. O cristão maduro, entretanto, entenderá que a maior obra que ele pode fazer no mundo é andar com simplicidade e sabedoria, a exemplo de Jesus homem, sendo paciente, perdoador, pacífico, generoso e sempre rápido para amar e ajudar. Mas o que tem a ver a reflexão que fizemos até agora com o texto bíblico inicial? Essa reflexão, até aqui, definiu o que Jesus veio fazer em sua primeira vinda, o texto inicial diz o que Jesus fará em sua segunda vinda, nessa ele não virá mais como homem salvador, mas como Deus. Vários eventos ocorrerão no final, mas o texto inicial fala sobre um julgamento, não para os salvos, mas para os ímpios de todas nações.

      “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.João 3.16-18

      O texto de João 3 ensina que Jesus não julgará os salvos, os salvos não passarão por julgamento. Mas quem são os salvos, quando e como podem ser salvos? Sem fazer um estudo escatológico mais detalhado, também sob certos pontos de vista já que a interpretação dos textos bíblicos sobre o fim dos tempos não é consenso para os teólogos, podemos resumir os eventos assim, em ordem cronológica: arrebatamento, império do anti-cristo, última grande guerra mundial, segunda vinda de Cristo com os arrebatados e mortos em Cristo antes e após o arrebatamento, prisão de Satanás, milênio, soltura de Satanás, outro conflito mundial e trono branco. Após o arrebatamento e no milênio também haverá oportunidade de salvação, infelizmente esses salvos, por não terem colocado suas vidas em ordem no melhor tempo, terão que pagar altos preços para terem lugar na eternidade com Deus.
      A importância de conhecermos, depois da salvação, o que tem de mais importante na primeira vinda de Jesus, é nos prepararmos melhor, praticando as prioridades corretas do evangelho para que possamos usufruir o melhor do plano de Deus, para que possamos amadurecer espiritualmente e estarmos preparados para uma morte física, que não sabemos quando pode acontecer, e para o arrebatamento, que no momento atual também pode ser iminente. O texto inicial se refere a uma vinda de Cristo após o arrebatamento, o arrebatamento não é a segunda vinda de Cristo, nela os preparados serão levados para o céu, mas Jesus não pisará a Terra, isso ocorrerá num outro momento, o texto se refere ao juízo final ou o trono branco, nele serão julgados os que já estão condenados porque não aceitaram a relevância de Jesus como exclusivo e completo salvador. 
      Não sejamos dos que estão condenados, mas também não sejamos os que ainda que frequentem igrejas cristãs, que conheçam a Bíblia e que experimentem milagres, não andam de fato no estreito caminho do evangelho e não estão salvos e preparados para um o melhor de Deus no final. Sempre imagino a cara de muita gente num juízo final, daqueles que zombaram do cristianismo, que arrogantemente se acharam melhores por defenderem causas mundiais como ecologia, conservação das riquezas naturais, tolerância religiosa que na verdade só é tolerância com o diabo. Mas também imagino a cara de muitos falsos cristãos, que fizeram milagres mas não viveram de forma humilde e temente a Deus, que lideraram grandes ministérios, mas só quiseram promoção pessoal e riquezas desse mundo. Que Deus tenha misericórdia de mim, que eu não seja um desses equivocados. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário