segunda-feira, dezembro 30, 2019

Jesus, luz espiritual verdadeira

      “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” I João 1.7

      Um texto tão eficiente quanto simples, tão profundo quanto prático, resolve os planos físico e espiritual através de Jesus. Você está tendo dificuldades grandes demais para ter comunhão com as pessoas? Simples, não deve estar andando na luz, veja que isso não significa que você precisa gostar e estar próximo de todos, de alguns é melhor nos afastarmos mesmo, para não pecarmos. Mas na luz fica mais fácil conviver com o ser humano, além disso podemos conviver abertamente com Deus porque o sangue de Jesus nos perdoa. O ponto então é andar na luz, o que é de fato isso?
      Esotéricos e espíritas usam muito o termo “luz”, referindo-se a uma experiência espiritual diferenciada, com os “altos espíritos de luz”. Eles também aliam andar na luz com praticar boas obras, com caridade, mas também chamam de iluminados pessoas que desempenham papéis especiais nesse mundo. Isso, todavia, pode ser meio antagônico, visto que muitos são considerados como iluminados artistas, por terem produzido arte excepcional e espantado o mundo, ainda que em suas vidas privadas tenham sido maus esposos, maus pais, viciados em drogas, amantes dos prazeres carnais.
      Só o cristianismo pode definir de maneira correta o que é luz espiritual, porque só Jesus pode nos conduzir diretamente a Deus e só Deus é a mais pura luz espiritual. Assim, por mais qualidades que muitos tenham, intelectuais, artísticas, mesmo na sabedoria e na prática de caridade, se não têm o Espírito Santo, não são da luz, o diabo foca muitas de suas melhores estratégias justamente para convencer que sua luz é a melhor. Mas a luz dele nunca é absolutamente branca, ainda que possa parecer bela, sedutora, fantástica, é a luz da serpente que tentou o homem no Jardim do Éden. 
      Assim como certos bichos, principalmente os mais sujos e repugnantes, fogem da luz do Sol, se escondem nos buracos e só aparecem à noite para se alimentarem, assim também é o diabo. Quem anda na luz de Deus está protegido, o diabo foge dele, mas a guerra para ficar na luz ou nas trevas não ocorre no mundo, no plano físico, mas na mente e no coração humanos, no interior do homem. Devemos vencer as trevas dentro de nós, em primeiro lugar, e não só frequentando esse ou aquele lugar do mundo, andando com essa ou aquela pessoa. 
      O segredo é administrar melhor o tempo, procurar não deixar a cabeça vazia, mas descansar em Deus e em coisas virtuosas. Depois das práticas obviamente espirituais, como orar, adorar a Deus, estudar a Bíblia, estar em comunhão com irmãos em Cristo de verdade, esporte e boa arte são salutares meios de estarmos na luz. Um bom livro, um bom filme, um passeio a um museu, além de estar próximo à natureza e cuidar do corpo, são hábitos iluminados, com eles a presença do Espírito Santo em nós tem liberdade para agir e ser respeitada.   
      A regra é simples, se estamos no lugar certo, com as pessoas certas, fazendo a coisa certa, as trevas não terão poder sobre nós, assim se for necessário caia fora de meios entrevados. No mundo virtual atual existe muita treva, mesmo grupos de redes sociais, às vezes é melhor estar fora de moda que dentro da roda de escarnecedores, mas para isso temos que pagar o preço de não sermos respeitados por alguns que nos querem por perto, não para nos abençoarem, mas para nos controlarem. O melhor é estarmos com Deus, conscientes de nossos limites, mas sempre na mais pura das luzes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário