sábado, dezembro 07, 2019

Jesus, tomou nossas enfermidades

      “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Isaías 53.2-5

      Outra revelação minuciosa da vida de Cristo pelo profeta messiânico Isaías, aqui o nascimento humilde, a perseguição em vida de um caminhar entre párias, entre os marginais, a crueldade da crucificação e o desprezo na morte física final, são descritos em detalhes surpreendentes. O grande mistério da existência encarnada do filho de Deus é revelado, alguém tinha que sofrer e muito, e de uma maneira absolutamente injusta, alguém puro e verdadeiramente sincero, para que nós, pecadores e injustos reais, fôssemos salvos. É clara demais a passagem de Isaías 53, não deixa dúvidas que o Espírito Santo mostrou ao profeta o caráter e a relevância da missão de Jesus que só ocorreria muito tempo depois da vida de Isaías. 
      Nós, que tantas vezes pecamos e pecamos, que podemos correr o seríssimo risco de nos tornarmos insensíveis, não sentindo culpa mais pelos nossos erros, podemos simplesmente perder a referência da santidade e do quanto isso agrada a Deus e é necessário para que nos aproximemos dele. Ler os evangelhos, entender principalmente os textos que relatam a via sacra (ou “via crúcis”, trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde o Pretório até o Calvário), sentir na pele a dor, física e emocional, que Jesus sofreu, é de suma importância para retermos as referências do preço do pecado e do castigo que isso implica. 
     Contudo, é mais importante ainda para sabermos o quanto devemos louvar a Deus por ter mandado seu filho para sofrer em nosso lugar, assim como para compreendermos o poder que tem a obra que Cristo realizou através de dor e morte. Esse poder nos cura, o corpo, a alma e espírito, porque só ele pode nos limpar de todo o pecado, nos dar a presença do Espírito Santo e o acesso ao Deus pai altíssimo. Sentir a dor de Jesus na cruz em nosso lugar, liberta, redime, transforma nossas vidas, e isso deve ser feito todos os dias, que em cada oração que fazemos à noite em nossos lares nos lembremos do preço caro que o pecado tem e de como, por amor, Jesus pagou por todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário