sexta-feira, dezembro 20, 2019

Jesus, o pão da vida

      “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.João 6.51

      Jesus dá a água da vida eterna mas também é o pão da vida. Novamente o evangelho usa de uma metáfora perfeita, comparando plano físico com espiritual, para explicar a eficiência de Cristo em alimentar a alma humana. Esse alimento espiritual, contudo, teve um preço caríssimo, não para nós, mas para Deus pai e Deus filho, Jesus disse que o pão da vida é sua própria carne que seria oferecida na cruz pela vida de toda a humanidade. Isso diferencia o verdadeiro evangelho da visão puramente moral e social que muitos querem dar ao cristianismo, Jesus não foi só um exemplo de amor e tolerância, ainda que tenha vivido um amor e ensinado uma tolerância diferente e maior que qualquer um jamais tenha vivido ou ensinado. Não se prova Jesus só intelectualmente ou mesmo emocionalmente, temos que “comê-lo“.
      Para provar o que de mais poderoso e verdadeiro Jesus tem para oferecer é preciso uma comunhão profunda com Deus, uma fé diferente, numa experiência que só o Espírito Santo pode dar. Para se conhecer o Deus altíssimo temos que “comer da carne” de Jesus, essa simbologia parece estranha, séria? Mas é para ser mesmo, contudo, não é canibalismo, é só um jeito de explicar uma comunhão extrema com Deus, envolvendo todo o nosso ser, como quando comemos algo. Ao se comer um pedaço de pão ele é destrinchado em pequenos elementos, de modo que os melhores elementos desse alimento permanecem em nós, nosso organismo os aproveita para se manter em funcionamento, ainda que alguns outros elementos sejam jogados fora. O pão espiritual da vida que é Jesus, se for de fato o genuíno pão da vida, é aproveitado por inteiro, na íntegra, ele é totalmente excelente e exclusivo. 
      Isso nos ensina também que o cristianismo não é para ser olhado, mesmo admirado ou elogiado, e também nunca pela metade ou superficialmente, ele precisa ser digerido pelo nosso ser, sentido pelas nossas emoções, pensado pelo nosso intelecto, assimilado pelo nosso espírito, só assim fará o efeito proposto por Deus, só assim nos alimentará espiritualmente. Alimentados não temos mais fome, quando comemos do pão da vida que é Cristo não temos mais necessidade de outros alimentos, de outras crenças, de outras práticas, religiosas ou espirituais. O cristão de verdade tem no evangelho puro tudo o que precisa, por isso, ainda que possa conhecer muitas coisas, não precisará de nenhum outro alimento para estar espiritualmente vivo. Bendito seja Deus que nos deu o pão da vida que é o Cristo, Jesus, nosso salvador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário