sábado, janeiro 16, 2021

O mal só ocupa o lugar que o bem desocupa

      “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.Provérbios 20.7

      Por que jovens ainda na adolescência deixam pra lá estudos, lares e outras atividades construtivas, para terem relações afetivas até suas ultimas consequências? Nem é só por sexo, já que isso em si nada tem de errado, mas muitos jovens buscam no sexo não a conclusão de uma relação madura e responsável, eles buscam prazer para anular a dor ou simplesmente companhia para fugir da solidão. Que dor e que solidão? Aquela dor que a família, seja a má ou a ausente, causou, seja pela violência, seja pela displicência, e aquela solidão que é consequência da dor, já que o que causa dor afasta e deixa só. Sexo vira vicio para apaziguar a dor, e relações com pessoas erradas são só companhias numa solidão terrível. 
      Quer proteger os jovens de experimentarem sexo antes do melhor tempo ou de serem amigos de más companhias? Seja um bom pai e uma boa mãe, não que fala, exige e dá ordens, não que força filhos a irem a cultos e a terem outras responsabilidades, mas que dão o exemplo de vida na prática. Nossos filhos nos conhecem muito bem, muito mais que pensamos, e eles nos imitam sempre, assim quem diz que fez tudo certo como pais e os filhos foram corrompidos por má companhia, mentem. Mas tudo bem, todos nós cometemos erros, e alguns bem sérios, assim tenhamos a humildade de nos arrepender, caso tenhamos sido pais ruins, e a coragem de mudar de vida para poder mostrar aos jovens o jeito certo de viver.
      Eu não sou perfeito, errei e erro muito, mas quanta alegria minhas filhas me dão, e muitos, mesmo na igreja, por causa do meu exterior meio sério, assim como pelo fato de minha esposa trabalhar com educação, acham que minhas filhas andam certo porque somos exigentes, austeros, engano deles. Na verdade elas são ainda mais corretas do que eu e minha esposa, são boas estudantes, amigas fiéis, seres humanos justos e afetuosos, não precisam de correção, parece que o bom exemplo existiu e bastou. Creio assim, se andamos com Deus nossos filhos já são filhos de Deus, mesmo antes de se posicionarem oficialmente em alguma igreja, luz gera luz e tem a cobertura do pai das luzes, o Deus altíssimo.
      Pessoas sadias sentem prazer no bem, e ainda que provem o mal, já que isso todos fazem, não acharão paz enquanto não se corrigirem e fazerem certo, andarem certo, com as pessoas certas. Amemos a Deus de coração e nossos filhos também amarão a Deus, contudo, se formos só religiosos, mesmo os melhores religiosos, na melhor das circunstâncias nossos filhos serão só isso, religiosos, pelo menos a princípio, e poderão gastar um tempo para aprender a serem, não religiosos, mas amigos de Deus (e nem vou falar na pior das circunstâncias). O mal não recebe espaço de Deus, assim ele é ladrão, só ocupa o lugar que é do bem e que esse não ocupou, nos ocupemos e aos nossos filhos com o bem e mal não terá lugar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário