quarta-feira, janeiro 13, 2021

Não basta saber, tem que crer

      “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.João 5.24

      Existe uma curiosidade inerente em todo homem, é o espírito do ser querendo voltar ao Espírito de seu criador, essa curiosidade leva o homem a querer conhecer as coisas espirituais, a buscar uma religião, e nos que se decidiram pelo cristianismo, a conhecer a Bíblia. Isso é bom, melhor que negar essa necessidade, que escolher o caminho cético do materialismo, que preferir mesmo odiar o evangelho como ateu mais extremo. Contudo, muitos de nós, depois de conhecermos e experimentarmos uma alegria singular por saber a vontade de Deus para nossas vidas, não queremos pôr isso em prática, sabemos mas não cremos para que de fato a informação se transforme em conhecimento espiritual e gere em nós vida eterna. 
      Temos que ouvir a palavra de Jesus, atentamente, mas depois crer em Deus, somente isso nos livrará do inferno, que não é uma condição de fora para dentro, que Deus aplica com frieza e de forma prepotente, não, não é assim que o inferno funciona. O inferno é algo que começa dentro do ser humano, construído por ele mesmo, quando se rebela contra o amor de Deus manifestado em Jesus e realizado pelo Espírito Santo. Quem leva consigo essa condenação do mundo para plano espiritual, naturalmente estará num inferno na passagem, e desse, nem Deus pode livrar o homem no outro mundo, só o livre arbítrio do homem neste mundo. Tenhamos cuidado para que não sejamos só ouvintes, e não crentes e praticantes. 
      Por que muitos querem saber mas não querem fazer a vontade de Deus? Porque saber pode ser muito interessante, é informação e informação é poder, para nos justificarmos, para argumentar com os outros, e quem fala bonito pode convencer muita gente que vive o que fala, infelizmente muitos púlpitos estão cheios de gente assim, gente importante que pode nem subir no arrebatamento. Mas o Senhor sabe quando sabemos e cremos com a fé espiritual dom de Deus, que coloca em prática o que conhecemos. A fé põe a informação em movimento no estreito caminho do evangelho e a transforma em conhecimento espiritual, conhecimento de Deus é vida, que nos alimenta, nos fortalece, e nos faz novas e melhores criaturas. 

      “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.Tiago 1.23-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário