domingo, janeiro 03, 2021

Temor e tremor

      “Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos com tremor.Salmos 2.11

      A vida está muito difícil, o mundo anda mal, há muita violência, muita dor, e ainda assim as pessoas querem prazer imediato e não Deus. As igrejas andam desviadas? Os líderes gananciosos e manipuladores? Mas ainda assim igrejas evangélicas oferecem uma solução, uma saída, libertação e paz no nome de Cristo. Não é tempo, e isso já há algum tempo, de alegria, de festa, mas de choro de arrependimento e de contrição, para ver se assim pare ao menos o choro do sofrimento. O mundo tira o principal, oportunidade de trabalho que dá às pessoas o básico, comida e moradia, e se já estava ruim ficou pior com a pandemia, que parece que vai mudar o modo das pessoas viverem para sempre. 
      Assim, é tempo de levarmos nossas chamadas como cristãos mais a sério, nós que já somos salvos e adquirimos alguma dignidade como seres humanos, livres de vícios mais extremos e com famílias protegidas do pecado e do diabo. Temor e tremor, o texto inicial diz muito sobre seriedade no caminhar por essa terra, nos chama a atenção sobre os destinos que teremos no plano espiritual e que dependerão de como vivemos no plano físico, viver não é brincadeira. Mas antes de tudo, não é tempo só de pensar em nós mesmos, mas em tudo e em todos, no planeta, em nosso país, e no que de fato podemos fazer para de alguma maneira sermos úteis em Deus para melhorar as vidas dos outros. 
      Não, não são outros distantes, que vivem lá na África, mas que estão aqui perto, nossos vizinhos de rua, que podem estar sofrendo ao nosso lado sem que façamos algo para ajudar, sem que nos importemos. As pessoas estão clamando quietas, vemos isso nos olhares que deixam subir o coração e que se derrama silenciosamente, muitas pessoas tentando segurar o pouco de orgulho que lhes resta, mas a provação está vindo, e ela não deixará orgulho de pé, todos serão humilhados de alguma forma. Oremos mais, nos separemos mais das fugas da carne, mesmo das pequenas e que em outros tempos nem seriam prejudiciais, mas que no momento atual distrai-nos de focar mais seriamente em Deus.
      Temor e tremor, só uma comunhão real e decisiva com Deus pelo seu Santo Espírito, estando nós lavados com o sangue de Cristo e vigilantes, pode-nos pôr no nível espiritual que Deus quer que seus amigos mais íntimos estejam, aqueles com os quais ele pode de fato contar em dias difíceis, aqueles para os quais ele revela seus segredos, aqueles que não confiam no homem, mas no Altíssimo. Abaixemos a voz, contenhamos nossos risos, levemos a sério a humanidade, não neguemos o óbvio, os que andam na luz sabem para onde vão e o que devem fazer e não se iludem com os falsos profetas que dizem que tudo vai bem e vai dar certo quando não vai. 
     É tempo de pedir a Deus misericórdia, não podemos mudar o livre arbítrio de ninguém, convencer ninguém, e a realidade é que nem todos serão salvos, é preciso entender isso, e muitos terão que passar bastante sofrimento aqui para ter uma eternidade melhor. Mas que o Senhor dê forças aos humildes para que se levantem e confiem nele, Deus não desampara o que nele busca abrigo, mesmo durante a pior das tempestades. Os versículos que antecedem o versículo do texto inicial no Salmo 2, profetiza sobre Jesus, o rei eterno que tem todo o poder, a ele devemos nos render assim como todos os poderosos do mundo que por seu egoísmo têm feito tantos sofrerem.

      “Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.Salmos 2.6-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário