quinta-feira, janeiro 28, 2021

Onde está o meu coração?

      “Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.Lucas 12.34

      “Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.Mateus 19.20-22

      “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.Salmos 37.25

      Onde está o nosso coração? O jovem rico respondeu a Jesus que era um bom religioso, achava que isso bastava para ter um coração que agradasse a Deus, mas Jesus tocou no ponto certo quando disse para ele vender tudo o que tinha e dar o dinheiro aos pobres. A esse questionamento o jovem rico não pôde responder, seu coração não estava em Deus, mas nas riquezas. Mas não pense que alguém precisa ser rico para amar as riquezas mais que a Deus, muitos não têm mas gostariam muito de ter, e buscam as muitas igrejas evangélicas heréticas atuais, que pregam teologia da prosperidade, justamente para serem ricos, não com estudo e trabalho, mas com fé e dízimo, enorme esse equívoco. 
      Muitas vezes não temos ideia do quanto o coração do homem está apegado ao dinheiro, e quantas coisas ele pode fazer para não abrir mão de bens e riquezas, que muitas vezes nem é para que possa usufruir de prazeres materiais, mas simplesmente para aparentar diante de outros homens poder social. Por causa disso tantos ficam amarrados na vida, pagam preços caros para manter uma aparência, acham que se mostrarem um padrão financeiro menor serão seres humanos inferiores. Assim, não querendo passar certas vergonhas, que principalmente a vida atual no Brasil, impõe, com tantas dificuldades de emprego e de se manter empresas, alguns se perdem em mentiras, e alguns, perdem até a vida. 
      Se a vida, de alguma forma, impor que você diminua teu padrão de vida, se de forma honesta você perceber que não vai conseguir manter um padrão que tinha até então ou que gostaria de ter, seja sábio, diminua os gastos, ache um jeito de pagar o que deve, faça sacrifícios e não tenha vergonha de mostrar isso à sociedade. Sim, seja discreto, Deus protege os que o temem, mesmo da vergonha, mas não coloque teu coração num personagem, numa farsa, em algo que você gostaria que as pessoas vissem em você. Seja verdadeiro, seja humilde, passe o tempo de provação e de pobreza com dignidade, aprenda com esse tempo. Deus pode elevar teu nível financeiro no futuro? Até pode, se isso for o melhor pra você. 
      Contudo, é melhor perder no material que no espiritual, é melhor achar a vida eterna que perder-se nos caminhos de morte que podem estar escondidos atrás de uma aparência de vida material mais abastada para os outros verem. Muitos, não abrindo mão da aparência de uma vida financeira mais alta, não querendo passar uma vergonha pequena, acabam perdendo tudo e sendo humilhados diante de todo o seu grupo social. Se tua vocação for ser espiritual, Deus te confrontará com perdas, não com ganhos, para que você entenda e viva aquilo que é melhor pra você. Não, você não passará necessidades, um justo nunca passa, mas dará prioridade para as virtudes interiores, não para riquezas materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário