domingo, janeiro 17, 2021

Ocupe-se com o bem

      “Trabalha em algo, para que o diabo te encontre sempre ocupado”, frase de São Jerônimo (ou Jerônimo de Estridão, 347-420), sacerdote, teólogo, historiador católico mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim (versão Vulgata). Olhando pelo outro lado, outro jeito de dizer isso é: gente feliz não perturba os outros, assim a melhor ocupação é construir felicidade pessoal, quem é feliz não faz o papel do diabo na vida dos outros. As duas frases dizem algo semelhante ao que diz o provérbio popular, “mente vazia é oficina do diabo”, bem, resumindo tudo, ocupe-se com o bem! Contudo, não basta estar em atividades constantes, isso pode fazer mais mal que bem, é preciso sentir-se feliz com o que se faz, só assim estaremos prontos para ajudar os outros. 

      Em minha jornada pela vida, já me deparei com pessoas especialistas, especialistas sob seus pontos de vista, em aconselhar os outros, parece que sempre têm um jeito melhor para que os outros vivam suas vidas. Isso pressupõe que o jeito delas é melhor, mais inteligente, mais espiritual, e o jeito dos outros é pior, mais burro, mesmo mais carnal. Notei também que esses especialistas são justamente pessoas com vidas não muito bem resolvidas, e que nos assuntos que se acham “expert” são justamente assuntos que na prática eles têm pouca experiência, na verdade teorizam justamente sobre o que só conhecem por teoria. Infelizmente os cristãos têm a tendência de se acharem isso, especialistas em teorias sobre a vida melhor.
      Talvez esteja justamente aí o ponto, quem conhece a vida na prática, sabe que a vida não é fácil, simples ou totalmente solucionável, quem de fato viveu sabe que muitas vezes nem bons conselhos adiantam, mesmo que tenham embasamento prático. Nós pais, somos os que mais sofremos para entender que muitas vezes palavras não bastam, e que precisamos permitir que justamente aqueles que mais amamos, nossos filhos, tentem e errem, para só assim, praticando nas realidades deles e não nas nossas, aprendam o melhor jeito. O fator determinante de um bom ensino não é conhecimento, mas amor, quem ama, mesmo sem conhecimento, poderá ajudar, quem ama ajuda mesmo no silêncio, só ouvindo.
      É isso que quem opina sobre a vida alheia por motivos equivocados não pode fazer, amar, porque na verdade não quer ajudar, mas criticar, inveja pode levar alguns a se acharem conselheiros justamente de quem invejam. Quem quer dar esse tipo de conselho não quer o bem do outro, mas apenas fazer prevalecer seu ponto vista, para convencer a quem? A si mesmo, que seu jeito de viver é o correto e melhor que o do outro. Temos que tomar muito cuidado para não cairmos nesse erro, que não ajuda ninguém, às vezes é melhor só nos dispormos a ouvir o desabafo de alguém que está perdido, muitas vezes só o fato de alguém se ouvir basta para achar uma solução. Bem-aventurado o que ajuda em amor ouvindo em silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário