sexta-feira, janeiro 15, 2021

A existência é mental

      “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti.” Isaías 26.3

      Não nos damos conta de como nossa existência é mental, vivemos menos que falamos, falamos menos que pensamos, sonhamos, nos torturamos, com realidades que muitas vezes só existem em nossas mentes. Nossa mente trabalha muito mais que nosso corpo, pois nosso corpo pode realizar poucas tarefas simultaneamente, ou somente uma, enquanto nossa mente é multitarefa, como o processador de um computador executando um vídeo, renderizando um projeto, caminhando por redes sociais, e pronto para receber em tempo real mensagens externas. Ainda dormindo, com o corpo imóvel, nossa mente entra em sono r.e.m. e interage com nosso inconsciente, com imagens, sons, cheiros, cores, texturas, uma experiência mental poderosa que pode nos impressionar por dias, depois que acordamos. 
      Se é assim com o plano físico, por que não seria também dessa forma com o plano espiritual? É nossa mente que recebe os ataques dos espíritos rebeldes, que é confrontada com as tentações, mesmo que nossos corpos estejam assistindo um culto abençoado numa igreja cristã. Muitos, achando que o pecado está nos membros físicos, não dão à mente a importância que ela tem, e ficam numa gangorra moral entre agradar a Deus e satisfazer os prazeres da carne. Nossa mente é poderosa, não como pensam alguns, para movimentar e interagir com objetos físicos externos, mas para acreditar, e tudo que fazemos na existência depende de fé. Se não crêssemos, ainda que por alguns minutos, que o adultério vale a pena, não trocaríamos uma aliança verdadeira e satisfatória por uma relação passageira e ilusória que só trará depois a dor. 
      Infelizmente, muitos não buscam fazer o bem, apenas o fazem depois de enjoarem de fazer o mal e não acharem mais outra alternativa. Se tivermos tempo, isso até pode nos levar a um caminho mais certo, mas não é a melhor maneira de crescermos, é preciso escolher e só há escolha quando há mais de uma opção, quando isso é feito nos esforçamos, trabalhamos, é nessa persistência que crescemos. Para libertar nossos pensamentos e nossos sentimentos, muitas vezes tão acostumados a sujeiras e maldades, é preciso força de vontade, olharmos para frente tendo na cabeça e no coração um futuro melhor em Deus. Mas junte à determinação a munição do poder de Deus, que é dado aos que querem obedecê-lo e que ocupa os lugares vazios de nós com a luz. Onde estão esses lugares? Inicialmente em nossas mentes.
      Nossa cabeça é a porta para a realização de nossa vida, é a mente que imagina, que viaja em devaneios, que se lembra de um mal que alguém nos fez, que inflama mágoa e a mantém viva, que arquiteta vinganças, que flerta com insanidades e crimes. É ela que primeiramente processa as bobagens que recebemos dos outros seres humanos, sons e imagens do mundo, das fofocas, das mentiras, que vai decidir como reagir, se responde com sim ou com não ao pecado. Vigiar os pensamentos, não deixar que os maus sigam em frente, simplesmente decidir parar de pensar em muitas coisas, mata o pecado na raiz e nos conduz ao caminho excelente da santidade, livrando-nos da hipocrisia. Sim, porque quem não vence o mal na mente se adapta, constrói um modo de viver que aparenta uma coisa, mesmo sendo interiormente outra. 
      Se o passado te condena e te oferece opções erradas, olhe firmemente à frente, para aquilo que Deus começou e continuará fazendo em tua vida, a construção de um novo ser, calmo, controlado, limpo, liberto de vícios e cheio de amor. Seja forte, vigie, esforce-se por sua mente, saiba que se nos acostumamos com o mal podemos preferir o bem como escolha melhor, é só uma questão de trabalhar nisso. No trabalho de evolução espiritual, contudo, não estamos sozinhos, Deus, o pai dos espíritos, nos ajuda através de seu Santo Espírito que nos habita. Na eternidade não teremos corpos físicos, mas nossas mentes seguirão conosco, se foram transformadas no mundo pelo Espírito Santo, darão aos nossos seres um lugar no céu, a melhor eternidade com Deus, caso contrário, teremos o inferno, no final, nossas mentes decidirão tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário