sexta-feira, janeiro 08, 2021

Quem está preparado para o silêncio de Deus?

      “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lamentações 3.26

      Os que buscam a Deus são respondidos por ele, Deus fala aos que o procuram, contudo, Deus pode se calar, e por motivos diferentes. Quem está preparado para o silêncio de Deus? Deus pode se calar para disciplinar alguém que mesmo depois de tanto ouvir a voz de Deus não tomou jeito, não obedeceu, não corrigiu seu caminho. Esse terá que sofrer com o silêncio daquele que pode dar vida, terá que experimentar neste mundo o gosto amargo da morte para que possa se arrepender e voltar a Deus, agora com real desejo de mudar de atitude e de fazer a coisa certa. Com o filho pródigo foi assim, ele teve que tomar a iniciativa de volta porque foi ele quem quis partir, mas amor de pai é assim, basta um passo de filho rebelde em sua direção que o pai dá os outros nove na direção do filho, aceita-o e faz uma festa para ele.
      Contudo, tem um outro tipo de silêncio de Deus, que não é com o rebelde, mas com aquele que está em obediência à vontade do pai. Esse silêncio talvez seja mais difícil que o outro, porque o provam os que buscam a Deus, que se prontificam a fazer o que lhes foi solicitado, mas que ainda assim precisam de um silêncio divino. O pai, que por outras vezes respondeu, revelou, ensinou, dessa vez não quer falar, contudo, aquele que é amigo de Deus, que conhece a intimidade de seu Senhor, não se sentirá rejeitado por essa resposta. Ao contrário, ele descansará no silêncio de Deus, que não verdade não é a ausência total de palavras, mas apenas uma frase, mansa e baixa, dizendo, “hoje, só espera”. O profeta do Altíssimo entenderá o recado, não como disciplina, mas como oportunidade para respirar fundo e parar um pouco.
      Diferente do espírito, o corpo e a alma muitas vezes precisam descansar e serem restaurados, “vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca“ (Marcos 14.38), assim o silêncio de Deus quando não é para disciplinar é para curar, fortalecer, sim, até o silêncio de Deus abençoa quando o coração do homem é simples para confiar nele. Sabe aquele amigo, que pode ser tua esposa ou teu esposo, com o qual você não precisa falar para estar junto, com o qual você não se sente desconfortável por não ter assunto, mas com o qual basta estar junto para que você se sinta acompanhado, amado? Pois Deus é muito melhor que esse amigo, e em sua intimidade também pode haver momentos de silêncio, onde só uma frase ouviremos, “pare um pouco, descanse e só confie em mim”.
      Nesses momentos Deus se cala para nos ajudar, para não exigir de nós mais que podemos, ele só quer que descansemos e nos renovemos, para estarmos prontos para um novo encontro de sua presença, onde ele nos ensinará como procedermos para que cumpramos a missão que ele tem para nós da melhor maneira. Mas o título dessa reflexão é: quem está preparado para o silêncio de Deus? O silêncio do Senhor é sempre difícil de se experimentar, muito para os rebeldes e surdos, mas talvez mais ainda para aqueles com ouvidos espirituais sensíveis, contudo, quem é o homem, quem sou eu ou é você? Deus é soberano e se ele quiser se calar, aceitemos humildemente, mas com fé, crendo que seu silêncio não será longo, pois quem somos nós sem a poderosa e viva palavra de Deus? É ela quem nos faz ter esperança e seguir em paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário