terça-feira, janeiro 12, 2021

Permaneçamos livres

      “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.Gálatas 5.1

      Sempre que temos medo de alguém, que odiamos alguém ou que invejamos alguém, ficamos presos a esse alguém, perdemos a liberdade e criamos uma cela, alguém vira nosso carcereiro, não é nosso companheiro de prisão, ele está livre, somos nós que ficamos presos. Quando isso ocorre, não adianta tentarmos desprezar a pessoa para anularmos o mal, nem nos distanciarmos dela, a prisão está em nossa mente e a levamos para onde formos, servidão mental é uma escravidão terrível, ainda que invisível. 
      Como existem pessoas presas dessa maneira, no mundo, nas igrejas, nas empresas, em nossas famílias, essa prisão mental é um tipo de possessão. Se olharmos para gente assim não veremos olhos limpos e retos, mas oblíquos, vidrados, revelando que elas não estão presentes, mas distantes, ocupadas com outra coisa, o mesmo tipo de olhar que vemos em embriagados. Gente assim não vive para si, mas para o carcereiro em sua mente, que o tortura o tempo todo, gente assim precisa de libertação, tanto quanto endemoniados. 
      Só o amor anula a prisão dos maus sentimentos, ainda que amando não tenhamos que gostar de alguém, concordar com que ele faz, ou vivermos próximos a ele, o amor liberta nossa mente. Deus nos chama para a liberdade, nós a experimentamos no início de nossas caminhadas com Jesus, contudo, podemos nos colocar debaixo de servidão de novo. Liberdade, contudo, se conquista e se mantém, com a segurança de quem é perdoado em Cristo e não pode ser acusado diante de Deus por nada e nem ninguém.
      Com a mente liberta podemos ir a muitos lugares, nos encontramos mesmo com pessoas que não gostam de nós e que nós também não gostamos, mas que não nos incomodam porque não as odiamos nem as invejamos. Mente liberta é leve, não carrega problemas, principalmente os que não são seus, seja porque entregou seu problemas nas mãos do Senhor, seja porque não pegou para si problemas dos outros. Mente livre tem paz, e paz é a arma mais poderosa contra qualquer tipo de conflito, maldade ou falsidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário