domingo, janeiro 31, 2021

Não se iluda com o sucesso

      “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.Salmos 37.11

      Há um tempo atrás o sucesso iludia levando a grande maioria das pessoas a idolatrar quem tinha fama, aqueles que vendiam muitos álbuns em vinil, que enchiam teatros e estádios, que tocavam muito no rádio, que apareciam na TV. De um tempo para cá, a internet, o celular e as redes sociais iludem uma grande maioria que quer ser sucesso, recebendo mais curtidas numa foto ou num vídeo, tendo mais inscrições no Instagram ou no Youtube, mesmo que não tenha talentos diferenciados, quer fama por ser qualquer coisa, ou só o que é. 
      De um jeito ou de outro, sucesso neste mundo é ilusão, nada é para sempre e mesmo a pessoa mais talentosa e competente não merece adoração exagerada, merece admiração, aplausos, isso sim, mas não adoração. O fato é que muitos começaram a aliar vida bem sucedida com aprovação de homens, com a quantidade de aplausos e não necessariamente com a qualidade de quem aplaude. Essa sede de sucesso não precisa almejar patamares homéricos para existir e ser prejudicial, pode acontecer mesmo em grupos sociais menores.
      O ser humano pode ser obcecado por sucesso em seu meio profissional, na cidade em que reside, na igreja que é membro e mesmo em sua família, o fato é que relacionar fama à felicidade é um engano que pode se transformar numa grande armadilha. Muitos só se manifestam para ascenderem socialmente, não se contentam em serem comuns, querem ser admirados como deuses, por isso buscam equivocadamente a política, a riqueza, liderança em igrejas ou simplesmente serem o cara mais bem-sucedido no meio de sua parentela. 
      Quem não adora a Deus quer ser adorado como deus, os grandes anjos antigos caíram por causa disso, e o casal mítico Adão e Eva também foram vencidos por essa tentação. Isso não significa que não podemos merecer honras por sermos bons seres humanos neste mundo, uma remuneração profissional melhor e mesmo aplausos numa apresentação artística, mas o sábio é procurar ser bom, fazer algo com excelência para abençoar os outros, não para elevar o ego. Quem tem essa consciência poderá até ter fama mas não será iludido pelo sucesso. 
      Divulgando música, equipamentos musicais e softwares musicais na internet, eu vejo alguns aparecendo, não para promoverem uma ferramenta que ajude as pessoas, mas para se promoverem. Assim alguns acabam até fazendo sucesso, mas logo param e não deixam muita coisa positiva no meio, outros nem chegam a começar, trabalham um pouquinho e como veem que a fama não vem, desistem. Tudo na vida é muito trabalho, mesmo sucesso por intenção errada, mas o que trabalha em Deus, mesmo sem adquirir fama, achou o tesouro melhor. 
      O tesouro melhor é ser aprovado por Deus, o resto não importa, ainda que produzamos com muito trabalho um produto que nos faça reconhecidos, ou, ainda que trabalhando certo, nossa fama seja menor que a de outros que produzem um produto inferior. Cada um é confrontado de um jeito com o crescimento espiritual, quem decide isso é Deus, alguns crescerão administrando fama, outros administrando a falta dela, cada um considerará sucesso aquilo que seu nível espiritual entende que é, todos, porém, de alguma forma, colhem o que plantam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário