sexta-feira, dezembro 17, 2021

A vida não é romance com final feliz

      “Então respondeu Jó ao Senhor, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.Jó 42.1-6

      Jesus não teve o final feliz que teve Jó, não merecia sofrimento, mas no final sofreu ainda mais. Isso de alguma forma contraria as leis do universo? Se sofre quem merece, por que sofreu um justo? Sofreu pelos injustos. Isso nos leva a entender que o mais espiritual passará do nível de ter que sofrer só por si mesmo e de forma passageira, para sofrer pelos outros e até o fim. Contudo, qual de nós está preparado para ser espiritual dessa forma? Mesmo assim nos achamos inteligentes, achamos que podemos explicar tudo. 
      Se compararmos o final da vida de Jó com o final da vida de Jesus entenderemos o que era a religião de Deus e para onde ela devia conduzir o ser humano em tempos diferentes da humanidade. Em um tempo, mesmo tendo que sofrer, o temor a Deus levou o homem Jó a ser não só próspero, mas ainda mais próspero materialmente. No outro tempo, o temor a Deus levou o homem Jesus, não só a ter o suficiente materialmente que teve durante sua vida, mas a perder até isso no final, acabando sua existência assim. 
      Jó é o arquétipo de vitória em Deus presente em muitos personagens do antigo testamento na história de Israel, Jesus é o modelo de ser humano da nova aliança que todos somos chamados a ser. Infelizmente muitas igrejas evangélicas, ainda que usem o conceito de fé do novo testamento, o fazem para alcançar o padrão de vida material de muitos do antigo testamento, incorrendo assim numa engano doutrinário. O texto bíblico inicial é a resposta final de Jó a Deus, quando enfim entende o que o Senhor queria dele. 
      Apesar de Jesus ter sido profetizado no antigo testamento, a Bíblia não é um livro tão coeso como muitos querem que seja, ela fala de coisas diferentes. Mas é justamente querendo achar, de forma obsessiva, uma coesão que não existe, na letra e não pelo Espírito Santo, que o cristianismo se desvia e que Jesus não é apresentando como precisa ser para ajudar o ser humano. Outra característica da Bíblia é que ela não é um romance com final feliz, o final do Israel bíblico foi infeliz como foi o do Cristo homem. 
      Ainda assim, principalmente se somos cristãos, queremos achar coesão e finais felizes em nossas vidas. Nestes últimos tempos, a pandemia tem levado muita gente, nessa tragédia ouvi uma pessoa que se diz cristã dizer assim, após perder o esposo, “isso não é justo”, e outros também já me disseram, “você diz que teme a Deus porque não perdeu ninguém do jeito que eu perdi”. Terei coragem para dizer algo, e que Deus tenha misericórdia de mim, se eu perder alguém ficarei muito triste, mas jamais direi que Deus é injusto.
      Lutarei sempre para entender porque Deus me faz passar pelo que passo, sabendo que o objetivo do Senhor é que eu seja alguém melhor, ainda que surpreendido pela vida de forma dura. Ninguém está isento de sofrer, e sofremos de formas diferentes, alguns por terem que fazer algo, outros por não poderem fazer algo, alguns para aceitarem perdas, outros para conquistarem ganhos. Contudo, nossa missão principal é aliarmos ao nosso espírito eterno virtudes morais, por isso seremos avaliados na eternidade. 

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário