sexta-feira, dezembro 24, 2021

Luz do mundo

      “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.” 
Mateus 5.14-16 (v. Nova Almeida Atualizada)

      Quem tem comunhão com Deus, conhecendo-o e fazendo sua vontade, é luz espiritual, não se esconde uma cidade sobre o alto de um monte, mas o que fazer com essa luz? Como fazê-la brilhar para iluminar toda a casa? O texto diz que é por obras objetivas no dia a dia de nossas vidas, sendo exemplos morais, justos nos negócios, misericordiosos nas relações, amando e fazendo tudo com amor, e sendo assim para a glória de Deus, não para a nossa, para que reflitamos a luz que recebemos de Deus, não a nossa. Nossa luz pode até ser honesta, de boas obras, mas nós, mesmo sendo seres humanos exemplares, não poderemos de fato abençoar as pessoas sempre e em tudo, principalmente no plano espiritual, isso só Deus pode fazer. 
      Existe, contudo, uma outra maneira pela qual podemos brilhar nossas luzes para abençoar as pessoas, é intercedendo espiritualmente por elas. Parece simples, sabido pelos cristãos, mas muitos cristãos não têm noção da utilidade da oração, assim como de sua necessidade, principalmente aquela oração feita em segredo, que as pessoas não precisam saber que fazemos, e mais ainda aquelas pessoas pelas quais oramos. Somos vaidosos, se não temos mais dinheiro, queremos pelo menos ser mais “espirituais”, mas onde existe vaidade não há espiritualidade, assim a virtude que unge todas as outras é a humildade. O humilde ama em silêncio, espera o tempo que for para colher o fruto, e só pretende honra quando e se Deus quiser lhe dar. 
      Eis agora um mistério, a única coisa que “dribla” o livre arbítrio é o amor, e o que ora por quem fechou o coração para Deus reflete nesse a luz do Altíssimo de forma indireta, ainda que igualmente eficiente. Nem Deus vai contra a vontade do homem e se esse decide se afastar dele, o Senhor respeita isso. Deus, contudo, pode tocar outras vidas, que também por livre arbítrio podem interceder pelo que se afastou. A obra de Deus pode ser executada tendo-nos como colaboradores, e quando é para abençoar alguém que não quer ser abençoado, essa pode ser a única maneira dela ser feita. De alguma forma o amor de Deus chega aos homens, mesmo aos mais teimosos e orgulhosos, no final o nome do Senhor é sempre glorificado. 
      Quando estabelecemos comunhão com Deus, esse, a partir da porta que é Jesus, emana sua luz sobre nós pelo Espírito Santo, assim uma linha reta e direta de poder nos toca. Esse poder nos dá vida, nos cura, nos protege, nos fortalece para seguirmos com esperança e santidade. Quem diz não a Deus não recebe esse toque de poder na vertical, mas pode recebê-lo horizontalmente, nossa oração consegue “driblar” o livre arbítrio contrário e abrir passagem para que alguém tenha ao menos um momento de iluminação e pense na possibilidade de ter novamente comunhão com o Altíssimo. Não podemos mudar a vontade de alguém, mas podemos refletir sobre uma pessoa uma iluminação que recebemos de Deus, suficiente para que ela ore. 
      Fazer isso é entrar em “guerra espiritual”, quem fecha a porta para Deus abre para espíritos malignos, esses sentem quando a luz de Deus toca aquele que eles torturam, e sabem de onde ela veio. Assim, pode ocorrer uma “retaliação”, o mal de quem oramos vir sobre nós, esse mal não tem sobre nós o mesmo poder que tem sobre o outro, mas pode nos oprimir, por isso antes de orarmos por alguém assumidamente distante de Deus, tomemos alguns cuidados. Coloquemos nossas vidas em ordem e peçamos a Deus proteção por nossos próximos, que pertencem à nossa “cobertura espiritual”, cônjuges e filhos, se formos casados, parentes e outros, dependendo de por quem diariamente intercedemos de forma mais diferenciada. 
      Deus chama a todos que têm comunhão com ele para orar, mas alguns levam isso mais a sério, esses podem ser usados como luzeiros no mundo. A luz de Deus não é só claridade para melhorar a visão, ainda que também faça isso espiritualmente, mas ela é mais, é poder ativo de santidade e bem, e isso basta para que o mal espiritual, que influencia tanto o mundo, parta em retirada. Deus é Senhor dos exércitos e tem legiões de anjos de luz que lutam sob sua ordem, mas a vitória não consiste em destruição, Deus não destrói ninguém, ele afasta daqueles que confiam nele aqueles que praticam o mal. O mal é trevas e trevas fogem para a escuridão quando a luz de Deus, seja pelos anjos, seja pela oração dos santos, é emanada. 
      Existe um ensino importante logo no começo do texto bíblico inicial, “vocês são a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte”. Quando Deus nos chama nos coloca espiritualmente numa posição distinta e que não pode ser mudada, uma posição alta e iluminada. Quer aceitemos ou não somos diferentes e os que estão em trevas percebem isso, assim como os espíritos malignos. Infelizmente muitos evangélicos tomam posicionamentos errados, ou tentam se esconder ou aparecer egoisticamente. Luz de Deus não se esconde e nem se manipula, ela existe para brilhar e abençoar os homens. Não podemos ser covardes, nem vaidosos, mas o que somos chamados para ser, luz do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário