segunda-feira, dezembro 20, 2021

Deus é perfeito

      “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.” 
Salmos 18.30
      “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” 
Mateus 7.14

      Sei que muitos sofrem e muitos esforçam-se muitíssimo para sobreviverem neste mundo, trabalham às vezes em mais de um emprego para ganharem honestamente o mínimo para terem alguma dignidade. Será que esses acham que a vida é perfeita? Depende, muitos desses acham, são bem humorados, generosos, sempre enxergam a mão de Deus em suas vidas e agradecem a ele por tudo. Não, não são só evangélicos que são assim, mas católicos, espíritas, de outras religiões e mesmo não praticantes de alguma religião, o bem está no espírito, não em costumes externos ainda que religiosos. 
     Mas existem outros, que ainda que tenham tudo e não precisem se esforçar muito para viver e bem, acham que a vida é uma “droga”, é um grande problema, está longe da perfeição, vivem agoniados, entupidos de remédios, comidas e bebidas, mas sempre insatisfeitos. Esses guardam a imperfeição dentro deles, e nada que está fora pode mudar isso, justamente porque eles tentam esconder o que está dentro com o que está fora. A sensação de satisfação não está no que está fora e entra no homem, mas no que está dentro dele e sai, o espírito influenciando a matéria e não o contrário.
      Em Davi temos exemplos bíblicos das duas situações. Na caverna de Adulão (I Samuel 22-24) ele estava perseguido e injustiçado, ainda assim não matou Saul seu principal inimigo, não satisfez um ego que sabia de seus direitos. Davi via em seu caminho a perfeição da vontade e do tempo de Deus, nela estava sincronizado e por isso estava satisfeito, ainda que vivendo um momento crítico. Já rei (II Samuel 11) e com o reino estabelecido, Davi não estava no caminho perfeito de Deus, não foi à guerra, estava entediado em seu palácio e tentou satisfazer-se com o adultério que o levou ao homicídio. 
      O caminho de Deus é perfeito, mas só vê e prova isso quem se coloca em Deus, na posição espiritual mais alta que temos acesso por Jesus. Vemos como o melhor jeito de algo ser conduzido, a única maneira que todos os envolvidos no tempo certo serão abençoados, ainda que entendendo que é uma situação difícil, ruim, dolorida. Mas provamos um caminho bom como o caminho perfeito de Deus se antes agimos de maneira adequada, tomamos as melhores decisões baseados no temor do Senhor, na humildade e no amor, assim, ainda que muitos perigos existam, seremos livrados e vitoriosos. 
      Entender os caminhos da vida como condutas perfeitas de Deus é confiar na palavra do Senhor, sim, nas promessas da Bíblia interpretadas e contextualizadas pelo Santo Espírito, mas principalmente na palavra direta da pessoa do Espírito Santo dentro de nós. Essa palavra não é qualquer palavra, ela é provada, porque já funcionou, funciona e sempre funcionará. Deus fala de maneira simples e objetiva, respeitando nossos limites, mas ainda assim nos surpreendo, mostrando uma saída onde não víamos, essa palavra satisfaz nosso espírito e esse, em paz, satisfaz todo o nosso ser. 
      Entretanto, o caminho de Deus é perfeito mas é estreito. É preciso cuidado para não desviar-se dele nas ilusões e frustrações da vida, é preciso vigilância para não parar por tempo demais ou retroceder, é preciso estar atento e forte para continuar seguindo. O caminho que nos leva ao Altíssimo, no qual nos movemos porque o próprio Deus nos atrai a ele, fica mais perfeito e mais estreito à medida que caminhamos, assim, não espere ninguém descanso antes do final. Mas a recompensa é a proximidade do Senhor, nela há o maior de todos os prazeres, e forças para vencermos as imperfeições.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário