segunda-feira, dezembro 06, 2021

Quando o espírito chora

      “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consoladosMateus 5.4

      Muitos dizem, “chorar faz bem”, mas não sei até que ponto isso é certo. Você já deve ter tido a experiência de chorar profundamente sobre alguma coisa e no final se sentir machucado, como se um pedaço teu fosse arrancado. Penso que uma coisa é o corpo chorar, outra coisa é o espírito chorar, obviamente havendo choro do espírito também pode chorar o corpo, mas como consequência de um choro espiritual. O espírito não chora lágrimas líquidas, chora a si mesmo, quando ele chora não é a face que é molhada, mas é ele mesmo que se solta, aquela parte sua que precisava sair. Por isso o choro mais profundo e verdadeiro nos deixa menores, mais humildes, mais espirituais, no final nos faz muito bem. 
      O corpo pode chorar sem que o espírito queira, isso coloca o corpo numa dura tarefa de tentar convencer o espírito que há uma necessidade urgente de quebrantamento. É por causa dessa resistência que sentimos dor, quanto mais resistente for o espírito, mais o corpo sofre, daí instalarem-se doenças, tanto físicas quanto emocionais. Mas também pode ocorrer o contrário, o espírito chorar, ainda que o corpo não expresse isso, contudo, como sempre ocorre com iniciativas espirituais, elas são mais educadas, principalmente se é choro de arrependimento que deseja mudança para melhor. Nesse choro, que não carece de exibição, o espírito é purgado, o mal sai, fica só o bem, há leveza, cura, e alegria no final. 
      Você já chorou tudo o que precisa chorar? Num processo de auto-conhecimento resultado das nossas verdades serem confrontadas com a verdade mais alta de Deus, quebrantamento é uma etapa muito importante, revelarmos a nós mesmos toda a fragilidade que contemos. Nisso culpas são administradas do jeito certo, com responsabilidade pessoal e sem vitimização. O choro dessa assunção agrada profundamente o coração de Deus, que como recompensa abre-nos muitas portas. Esse momento é o que mais define o novo nascimento espiritual mencionado em João 3.5, não tem jeito, a todo nascimento sucede o choro, onde nossas vias respiratórias são limpas para que respirem adequadamente, nesse caso, espiritualmente. 
      Não represe lágrimas, que elas subam do coração e deságuem nos olhos, mas que o coração seja impulsionado pelo espírito, numa comunhão íntima e positiva com Deus. Quando o espírito chora há vida, a morte se vai e não fica retida em nós para a eternidade, no céu não haverá lágrimas nem choro, mas no inferno haverá. Todo lágrima retida por orgulho será chorada em infernos, como lá não haverá corpo físico para converter tristeza em lágrimas, será o próprio espírito que será chorado, aos poucos, desaguando não líquidos, mas arrogância e incredulidade. Choremos aqui, onde há novas oportunidades para mudanças, para não termos que chorar lá, onde os juízos de Deus serão executados por muito tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário