sexta-feira, dezembro 31, 2021

Fim de ano

      “Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.Deuteronômio 11.11-12

      Terra de montes e de vales, nessas especificações a descrição das terras físicas que Israel possuiria no antigo testamento lembra nossas vidas no mundo sob o ponto de vista emocional. Não experimentamos uma vivência equânime, em maiores ou menores dimensões provamos variações de humor, intercalando prazer e dor, medo e coragem, paz e tristeza. Aceitemos isso com humildade, todos provam isso. 
      Da chuva dos céus beberá águas, novamente podemos ver algo físico como metáfora, agora de nossa vida espiritual. Nosso alimento melhor, para nossos espíritos eternos, não vem da água dos rios ou do pão feito com o trigo, mas diretamente de Deus. Esse não podemos produzir ao nosso bel-prazer, a única fonte é o Altíssimo, a ele temos que buscar para receber. Não confiemos em águas estranhas de poços de homens. 
      Terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado, o que Deus nos dá hoje ele pode ter estado preparando para nós há muito tempo, aguardando só o momento adequado para nos entregar. Quando conseguimos entender isso entendemos que Deus nunca para de trabalhar, não desperdiça tempo nem se apressa, faz tudo no tempo certo, assim esperar seu tempo é o melhor. Confiar nisso é crescer e ter paz mesmo na espera.
      Os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano. Nada anula promessas de Deus, nem os homens, nem o mundo, nem o findar de um ano. Agradeça ao Deus que cuidou de você e de sua família por todo um ano e que continuará cuidando. A obra que Deus começa ele termina, para quem o teme é obra de vida eterna, não é uma Canaã visível neste mundo de homens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário